A Plantadora Automatizada de Cana Picada PCP 6000 é multifuncional, reduzindo o custo do plantio. Foto: Divulgação
15/02/2021
AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, em parceria com a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, implementa um projeto a longo prazo em uma área de 2,4 hectares, iniciado em 2020, que avaliará o desenvolvimento da cultura durante três anos – cana planta, primeiro e segundo cortes –, analisando os efeitos da utilização de acessórios da plantadora automatizada em comparação ao plantio com máquina convencional.
Nesse estudo, serão considerados produtividade, qualidade tecnológica da matéria-prima para calcular a performance do canavial em Toneladas de Açúcar por Hectare (TAH), além de um trabalho pioneiro e inédito com foco no sistema radicular, na qual será avaliada a distribuição e massa de raízes em todo o perfil do solo.
“O nosso propósito, juntamente com a DMB, é realizar um trabalho técnico-científico, com longevidade experimental, para avaliar mais ciclos visando a criação de um banco de dados robusto para o setor sucroenergético”, resume. A empresa realiza parceria cientifica com a DMB desde 2012 – informa Sérgio Quassi de Castro, pesquisador, produtor e sócio da AgroQuatro-S.
Localizada em Sales de Oliveira, SP e com uma área de 1200 hectares (95% arrendada), a AgroQuatro-S é uma empresa produtora de cana-de-açúcar, que valoriza o trabalho científico. “Vemos nichos de pesquisa em todas as operações. Desenvolvemos e avaliamos tecnologias, validando melhorias, a partir de parcerias com empresas e universidades”, ressalta.