Assim como a banana e o feijão, alimentos tipicamente nacionais e conhecidos em todas as regiões, o açaí tem conquistado os brasileiros, seja aliado com composições salgadas quanto doces. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), no intervalo de 10 anos, de 2012 para 2022, houve crescimento de 15 mil % na comercialização do fruto. Em 2021, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção foi de 1.485.113 toneladas. A versatilidade do açaí, que é repleto de antioxidantes e outras características, assim como o salto de negócios de alimentação em que é protagonista, têm contribuído para o cenário promissor.
A Amadelli, fábrica que produz 12 sabores de açaí no Paraná e distribui para oito estados brasileiros, atingiu o pico de 240 toneladas apenas nos primeiros quatro meses do ano, atendendo as franquias The Best Açaí. “O açaí chega para nós em polpa e preparamos os 12 sabores, desde diet até com amarena, por exemplo. Todos sem adição de corantes e conservantes”, explica Sérgio Kendy, sócio e fundador da Amadelli e da The Best Açaí. A fábrica foi criada em 2018 para atender a demanda da rede com padronização e qualidade.
Consumido com salgados mais ao Norte e doces mais ao Sul do país, com alimentos quentes ou frios, a fruta tem conquistado desde crianças até a população mais idosa. “O açaí é nosso, é brasileiro e considerado uma fruta nutritiva. Por ser fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, contribuiu para sua popularização como uma opção saudável”, diz Kendy.
A versão doce, em especial, tem conquistado notoriedade com o crescimento de negócios que levam a fruta como protagonista. A The Best Açaí, por exemplo, atingiu 250 franquias no mês de julho. “Para 2023 a The Best Açaí deseja atingir 300 franquias e um faturamento de R$ 350 milhões. Atualmente temos a fábrica, a franqueadora e a logística, não só de açaí como também de sorvetes. Produzimos 24 sabores que, somados aos de açaí, totalizam 36 opções disponíveis para os clientes no modelo self-service da rede”, diz Kendy. Para ele, os números são consequência de um percurso bem construído e um mercado em alta. “Nossos franqueados são os responsáveis por vender o negócio. Eles precisam estar felizes e realizados. Isso só acontece quando todos crescem e evoluem em conjunto”, diz o CEO.