A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou na terça-feira (18) o 1° Levantamento da Safra 2021/22 de Cana-de-Açúcar. O estudo marca o início da temporada com perspectiva de redução em relação à safra anterior. A produção paulista deverá ficar em 326,7 milhões de toneladas, uma redução de 7,8% em relação à safra anterior. A área cultivada também foi reduzida em 4% em relação ao último período, ficando em 4,2 milhões de hectares.
As baixas precipitações pluviométricas continuam a preocupar o segmento sucroalcooleiro, com relação ao potencial impacto na produtividade dos canaviais. No caso do açúcar, devem ser produzidos 24 milhões de toneladas, uma redução de 6,5% em relação à safra anterior.
Em relação ao etanol, estima-se que a produção alcance os 11,6 bilhões de litros, uma redução de 19% em relação à safra anterior. A variação ocorre também pela menor participação estadual do etanol em relação ao açúcar prevista para esta temporada. Ainda assim, São Paulo continua sendo o maior produtor de etanol no Brasil e também o maior consumidor do produto.
O Boletim completo completo, com o panorama da cana-de-açúcar em São Paulo e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab.