Digite o que procura
28/04/2020
A ANEC – Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, representando os exportadores de grãos do Brasil, as empresas supervisoras e as empresas fumigadoras de cargas, continua atenta aos desdobramentos causados pela pandemia do Covid-19.
A quarentena foi estendida no estado de São Paulo, onde está localizado o Porto de Santos, o principal do país, até o dia 10 de maio. Porém as operações continuam normalizadas neste e nos demais portos brasileiros.
Comunicamos a seguir a situação do setor exportador de grãos brasileiro.
1. Status dos Portos Brasileiros:
As informações referentes aos Portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande, São Luis/Itaqui, São Francisco do Sul, Vitória, Itacoatiara, Barcarena/Vila do Conde, Santarém, Imbituba, Aratu, e Santana não tiveram alteração desde a semana passada.
Todos os portos continuam mantendo e reforçando os programas de prevenção ao Coronavírus e proibindo o desembarque de tripulações, exceto em casos de emergência.
Os portos do norte (Itacoatiara, Barcarena, Santarém, Santana) continuam com dificuldade no trânsito de práticos devido à escassez de vôos comerciais, porém não estão havendo atrasos. Alguns custos de locação de aeronaves particulares podem ser repassados ao exportador.
Em Santos, a diminuição da força de trabalho de estivadores e vigias, devido à Medida Provisória 945/2020, pode onerar terminais e exportadores.
2. Envio de Documentação de Exportação e Amostras:
A. Novidades:
a. Aceitação da assinatura eletrônica nos Certificados Fitossanitários brasileiros:
Alguns países ainda se mostram reticentes em aceitar os Certificados Fitossanitários brasileiros assinados eletronicamente.
Esta demora na aceitação é preocupante, principalmente no caso da China, destino de 70% a 80% das nossas exportações de soja. Os primeiros navios cujos certificados foram assinados eletronicamente devem chegar ao destino na semana de 18 a 22 de maio. São aproximadamente 38 navios carregados com 2,3 milhões de toneladas de soja para os quais ainda não há certeza da aceitação dos certificados nos moldes atuais.
A iniciativa de assinar exclusivamente de forma eletrônica os certificados foi anunciada no início de abril pelo MAPA, que sedia a ONPF brasileira. No mesmo comunicado, o MAPA se predispõe a enviar cópia do Fitossanitário por e-mail diretamente para as ONPFs dos países importadores quando requisitado, além de dar instruções para a verificação online dos Certificados, usando o QR Code ou número do certificado e código de acesso, no seguinte link:
https://sigvig3-homolog.agricultura.gov.br/qrcodefito/consulta/
Os documentos assinados eletronicamente pelo governo brasileiro não contêm um fac-símile da assinatura “física”, mas sim o nome do funcionário, data e horário em que o documento foi assinado de acordo com o Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
B. Situação idêntica à da semana anterior (para mais detalhes, verificar relatórios anteriores):
a. Documentos de embarque e amostras:
Continuam circulando normalmente, com atrasos pontuais causados pela baixa disponibilidade de voos e por esquemas de trabalho remoto das agências envolvidas. Os portos do norte do país, mais distantes do aeroporto internacional de São Paulo, são os que mais sofrem com a carência de voos.
b. Aceitação de cópias de documentos no exterior:
Situação se mantém, seguindo recomendação da IPPC.
3. Fluxo de Embarques:
Na última semana, do dia 12/04 a 18/04, foram embarcados 59 navios com carregamento de soja, totalizando 3.5 milhões de toneladas, além de 12 navios com carregamento de farelo de soja totalizando 586 mil toneladas. Não houve embarques de milho na última semana. Os embarques foram distribuídos pelos portos brasileiros conforme tabela abaixo:
Principais destinos na última semana:
No acumulado deste mês (01/04 a 18/04) foram embarcadas 8.1 milhões de toneladas de soja, e 1.1 milhão de toneladas de farelo de soja.
Estão programadas para serem embarcadas nesta semana (19/04 a 25/04) mais 3.9 milhões de toneladas de soja, e 446 mil toneladas de farelo de soja. Não há embarques de milho programados para a próxima semana ou até o final do mês.
Até o final do corrente mês (19/04 a 30/04) deverão ser embarcadas mais 6.2 milhões de toneladas de soja, e 729 mil toneladas de farelo de soja, segundo programação de atracação dos portos brasileiros.
Nossas estatísticas de embarque semanal e mensal estão disponíveis em nosso website:
https://anec.com.br.
ANEC – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS EXPORTADORES DE CEREAIS
Nota: As informações contidas nesse comunicado foram extraídas de informativos diários recebidos das agências marítimas, além de informações fornecidas por membros da ASCB - Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil, do CCE – Comitê de Contratos Externos da ANEC e da IGTC.
- Agri Port Services: http://nortonlilly.com/agri-port-services/
- Cargonave: https://www.cargonavegroup.com/
Fonte: Fonte: ADS Comunicação Corporativa