O anúncio da assinatura de um acordo de cooperação científica e tecnológica entre a fabricante de máquinas e equipamentos WEG e a Embraer, de aeronaves, para a produção de um avião elétrico, tem "um potencial enorme de sucesso" na avaliação do engenheiro aeronáutico Shailon Ian, CEO da Vinci Aeronáutica e fundador do Centro de Treinamento Online em Aviação Civil Vinci Ideas.
A parceria prevê o desenvolvimento de motores elétricos aeronáuticos e terá como primeiro voo um teste com monomotor movido 100% a eletricidade. "A escolha do Ipanema como modelo de testes das novas tecnologias também me parece acertada. A Embraer já é líder no segmento aeroagrícola e o perfil de utilização dessa aeronave é o mais adequado para as tecnologias já existentes em propulsão elétrica. Certamente será um bom campo de testes e desenvolvimento prático de aplicações para a aviação", avalia o especialista.
Para Shailon, a Embraer não poderia ter escolhido parceiro melhor do que a WEG para tal empreitada. "A WEG é uma das líderes mundiais no segmento de motores e geradores elétricos, além de ser uma das empresas nacionais com maior número de patentes e inovações registradas. A parceria das duas empresas tem um potencial enorme de sucesso, com a união do que temos de melhor no país em aviação civil e motores elétricos", aponta o engenheiro.
"Esse tipo de investimento em inovação, na fronteira do conhecimento aeronáutico, é o que esperamos da Embraer capitalizada pelo acordo com a Boeing. Utilizar o dinheiro recebido para criar negócios, liderar tendências e se reposicionar como a empresa aeronáutica líder em seu segmento", analisa o CEO da Vinci.
Para ele, muito foi dito por conta da venda da aviação comercial da Embraer para a Boeing. "Eu sempre argumentei que a venda tinha o potencial de liberar a Embraer para atuar – e ser líder – em outros segmentos da engenharia aeronáutica, utilizando seu corpo técnico e principal patrimônio para atuar na fronteira atual da aviação: o desenvolvimento de drones e a aviação elétrica", conclui Shailon Ian.