O Projeto Barraginhas envolve pessoas por todo o Brasil, que se apaixonam pela missão de colher chuva e plantar água. Em diferentes regiões do País, estão presentes adeptos da tecnologia social que faz a captação de enxurradas, proteção do solo e recarga do lençol freático. Grandes parceiros que vestem a camisa do projeto e disseminam as barraginhas são chamados de “clones” por Luciano Cordoval, agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e coordenador do trabalho: “São pessoas comprometidas e envolvidas com as causas socioambientais, que se encantaram e assumiram as barraginhas como sua própria bandeira”, explica Cordoval.
Atualmente, esses clones mantêm contato por meio de redes sociais (Facebook e Whatsapp) e encontros virtuais (realizados via Zoom e Google Meet). As trocas entre os parceiros do projeto são ricas, com partilha de experiências, casos de sucesso, desafios, e também momentos culturais (músicas, poesias, cordel). São interações que inspiram e motivam as pessoas a novas ações e também celebram os resultados alcançados com o trabalho. Cordoval registra os acontecimentos e as interações dessa rede no blog projetobarraginhas.blogspot.com.
Um exemplo de clone que tem disseminado bastante as Barraginhas é Márcio Menegussi Menon, secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua, município do sul do Espírito Santo. “Márcio Menegussi Menon é um ambientalista nato, um educador ambiental, seu estado e nosso país deveriam ter mais Márcios, com esse pique, com essa liderança, e sabedor de como trazer as famílias e as comunidades para seu lado, caminhando todos juntos. E o mais importante, Márcio semeia também nas cabeças das crianças e jovens persistentemente”, conta Cordoval.
Márcio Menon divulgou nesta semana um vídeo em homenagem a todas as Barraginhas do País e aos produtores rurais. Ele ressalta como o trabalho cria vínculos entre os parceiros. “A cada propriedade que nós passamos, aumentamos nosso laço de amizade. A barraginha vai costurando isso tudo, esse retalho desse nosso Brasil. Cada lugar é um pedacinho diferente que dá o sabor, a cor e alegria de encontrar vários amigos”.
Na missão de compartilhar com os jovens o cuidado com o meio ambiente, Márcio registrou a apresentação do músico Cayk Monteiro dentro de uma barraginha. Confira a bela versão da música Planeta Azul, com voz e violão de Cayk Monteiro, em Atílio Vivácqua-ES. Para assistir, clique aqui.