A Bayer está lançando a campanha "Dê um Impulso na fazenda" para que agricultores de todo Brasil possam ter acesso gratuito à licença anual de Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital capaz de coletar e processar automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real.
Os benefícios da nova campanha estão disponíveis para os participantes do programa de fidelidade Impulso Bayer, que oferece uma série de vantagens para os clientes. "Para quem tem uma 1 ou 2 estrelas em nossa plataforma de pontos, o benefício é acesso grátis à licença anual do Plano de Entrada de Climate FieldView™. Esta é a primeira experiência digital do agricultor com a solução que permite o agricultor receber imagens de satélite de seus talhões, fazer marcações georreferenciadas, acompanhar as previsões climáticas diárias e receber notificações personalizadas, além de ajudar no planejamento e monitoramento da lavoura durante toda a safra. Lembrando que para ter uma estrela, basta apenas se cadastrar no site do Impulso Bayer", explica Mateus Barros, líder de negócios de Climate FieldviewTM para a América Latina. Para esta categoria, os resgates podem ser solicitados ao distribuidor de preferência a partir de 23 de junho de 2020.
Já para os clientes com 3, 4 ou 5 estrelas no Impulso Bayer, os benefícios incluem o acesso grátis à licença anual do Plano Plus de FieldView e o mapeamento ilimitado das operações com FieldView™ Drive, de acordo com a compatibilidade de equipamentos, e já podem ser resgatados pelo site. "Nesta fase, a experiência digital do agricultor é completa, pois ele já pode utilizar o FieldView™ Drive, dispositivo que se conecta com diferentes marcas e modelos de máquinas agrícolas, e o aplicativo FieldView™ Cab para coletar, processar e interpretar as informações geradas por seus equipamentos de maneira mais eficiente. Este plano possibilita o produtor corrigir falhas na operação, poupar tempo e otimizar o uso de insumos como sementes e defensivos e recursos naturais, além de ter à sua disposição um time de especialistas da ferramenta que o acompanhará durante toda a safra", completa Barros.
Experiência na prática
A fim de obter melhores resultados na safra 2019/20, a Sementes Vitória, que está no ramo da produção e comercialização de sementes de soja há mais de 30 anos, em Goiânia (GO) buscou na tecnologia Climate FieldviewTM da Bayer o auxílio para o manejo mais eficiente de plantas daninhas.
Segundo Patrícia Dias, agrônoma da Sementes Vitória, o processo anterior para controle da buva geralmente era feito com visitas aos campos e demarcação das áreas com infestação para aplicação de herbicidas. "Era comum, diante da presença de plantas daninhas em um talhão, fazermos a identificação das espécies, bem como analisarmos qual seu estágio (quantos pares de folhas) e, assim, determinávamos qual herbicida utilizar (dose, tipo de bico no pulverizador e horário da aplicação), depois disso, fazíamos a aplicação em toda a extensão de área. Isto é, cada metro quadrado do talhão, tendo ou não as plantas daninhas a serem controladas, recebia o herbicida", diz.
Após a análise realizada pela plataforma Climate FieldViewTM, os custos por aplicações passaram a ser mais assertivos. A possibilidade de ter mapas com a localização exata das plantas daninhas contribuiu para a otimização no uso de herbicidas em 68,2%, além da redução em 31,8% na quantidade de água usada por hectare. "Levantamos a espécie e onde estava presente, assim construímos um mapa com a localização e tipo de planta. Com as marcações na plataforma FieldView, concluímos que a área que receberia a aplicação de de herbicida era de cerca de 30 hectares plantados e não mais os 96 hectares totais, como teria sido feito sem esse diagnóstico", diz Patrícia.
De acordo com a agrônoma, a plataforma Climate FieldViewTM se tornou uma ferramenta importantíssima para os processos gerenciais da Sementes Vitória. "Acreditamos que podemos fazer melhor, de forma assertiva, mais sustentável e, com menos erros, proporcionaremos mais lucratividade aos nossos negócios", comenta.
O uso da tecnologia e a gestão inteligente de dados permite que o produtor tenha acesso às informações gerais de sua plantação e assim consiga trabalhar de forma estratégica sem necessariamente estar no campo. "Uma vez na nuvem, as informações colhidas podem ser unidas a outros dados e gerar relatórios inteligentes para o melhor manejo dos defensivos, isso reduz o tempo do produtor in loco, gera economia, amplia sustentabilidade e dá a ele rapidez na tomada de decisão", explica Mateus Barros da Bayer.