O café produzido pela família Pimenta, do Sítio Escondica, em Venda Nova do Imigrante/ES foi eleito o melhor do Brasil. Os jovens agricultores à frente do negócio vem praticando a sucessão rural e ganharam o prêmio Cup of Excellence - Brazil 2020.
Ao todo, foram mais de 900 amostras de café na primeira inscrição. Depois, selecionaram as 100 melhores e, na sequência, as 35 melhores amostras de cafés especiais e foi feita a premiação final. E esse prêmio já está dando retorno positivo. Dois lotes, sendo um com 6 sacas de 30 kg e outro com 5 sacas de 30kg, foram vendidos a um preço médio de 39,5 dólares por libra peso, ou seja, bem acima do mercado.
Segundo especialistas, o café produzido pela família Pimenta é um produto único. É um café arábica, tipo catucaí, que apresenta um sabor com gosto de melado de cana e frescor que lembra melão. Foi o único café que atingiu 90 pontos.
A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, disse que é um grande desafio manter a juventude rural no campo e, exemplos como esse são inspiradores. "Eles são um grande exemplo para a juventude rural de todo o país, pois precisamos incentivar para que também possam ter condições de ficar no campo, pois o campo é um lugar de vida, que podemos viver bem, com qualidade de vida, fazendo a sucessão rural e cuidando também do meio ambiente", destacou.