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07/01/2013
Em seu primeiro mês de veiculação, a campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, criada para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e lançada no dia 11 de novembro, impulsionou em cerca de 10% o consumo de etanol no Estado de São Paulo com relação a novembro, atingindo o objetivo de reforçar a imagem do biocombustível como uma opção limpa, renovável e com importantes impactos sociais e econômicos.O diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, ressalta a rápida reação do consumidor brasileiro às mensagens transmitidas pela campanha, que teve como protagonista o ator da Rede Globo, Lucio Mauro Filho: “A campanha procurou destacar os pontos positivos do etanol, que vão muito além da questão do preço. O etanol gera ganhos ambientais, sociais e promove o crescimento econômico de forma significativa em mais de mil municípios brasileiros.”Além de emitir até 90% menos gases que contribuem para as mudanças climáticas do que a gasolina, a produção do etanol combustível renovável feito a partir da cana gera oito vezes mais empregos do que a indústria do petróleo. Segundo Altieri, o crescimento nas vendas do etanol hidratado, vendido nas bombas para abastecer carros flex, foi verificado na segunda quinzena de novembro, período em que a campanha já estava no ar: “No mesmo período, houve queda nas vendas de gasolina, sinalizando que houve uma migração do consumidor que tem carro flex.”A campanha “Etanol, o Combustível Completão” foi desenvolvida pela Borghi/Lowe e a Open, braço de ativação da agência, que foi responsável pela implantação das ações promocionais em postos de combustível, pedágios, ciclovias e na rede Cinemark. “Criamos uma campanha totalmente integrada, presente em todos os canais de mídia, maximizando, assim, os benefícios do etanol para o Brasil. É muito importante para a agência fazer parte desta conscientização”, afirma José Borghi, presidente da Borghi/Lowe.Com veiculação que se estendeu até 20 de dezembro, a iniciativa publicitária é composta por três filmes - “Manifesto”, “Escola” e “Mudanças”-, vinhetas em rádio, anúncios especiais em jornais, revistas, outdoor e até uma página no Facebook (facebook.com/etanolcompletao).Ações promocionaisPara dar sustentação à campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, foram criadas diversas ações promocionais em Shopping Centers e em postos de combustíveis do Estado de São Paulo. A principal delas foi a promoção “Bomba Premiada Etanol”, que movimentou mais de cinco mil participantes na capital e nas cidades de São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Araçatuba entre o dia 30 de novembro e 08 de dezembro. Ao encontrar a “Bomba Premiada Etanol,” réplica do equipamento utilizado em postos de combustíveis, o participante tentava abastecer uma quantidade exata de etanol determinada com antecedência. Os acertadores ganharam carros flex zero km.Para Altieri, a “Bomba Premiada Etanol” conseguiu impactar os consumidores de uma forma mais envolvente e direta. “De forma lúdica, as pessoas brincaram, testaram seus reflexos e tomaram maior consciência sobre a importância do etanol, um combustível produzido a partir de uma fonte 100% renovável,” explica. Como parte da campanha, também foram distribuídas garrafas d’água personalizadas, canetas, lixinhos para automóvel, milhares de folhetos informativos e carrinhos da marca Hot Wheels.Outro destaque do projeto foram as ações-surpresa de ativação da campanha realizadas em postos de combustíveis de São Paulo e do interior do estado, com a presença de vários artistas famosos, como Danielle Winits, Eri Johnson, Ellen Roche, Fabiana Karla, Rodrigo Santana e Leonardo Miggiorin. Mais informações no site de apoio da campanha: www.etanolverde.com.br.Fonte: UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar)
Fonte: UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar)