Digite o que procura
02/07/2021
Fruto de uma ação conjunta do Sindicato Rural e da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes - por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde -, a qual contou com o apoio da CDRS/CATI, a testagem dos produtores rurais em relação à Covid-19, realizada no mês de junho, alcançou mais de 300 pessoas de comunidades rurais de Mogi das Cruzes. A cidade está localizada há cerca de 65km da capital paulista e integra o chamado Cinturão Verde, região responsável por grande parte da produção estadual de hortaliças (legumes e verduras).
De acordo com Gildo Saito, presidente do Sindicato Rural, a ação foi relevante. "Estamos muito felizes, a parceria deu o tom das ações que vêm sendo realizadas em prol dos produtores rurais da nossa cidade. Foi feita uma grande mobilização, envolvendo o poder público municipal e a CDRS/CATI e, assim foi possível atingir esse grande número de pessoas e auxiliar na prevenção da disseminação dessa doença terrível e no cuidado com a saúde da família rural", afirmou Saito. O presidente destacou o importante papel da CDRS/CATI Regional Mogi das Cruzes, a qual sempre atua no apoio aos produtores em todas as frentes, e destacou, ainda, a atuação da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entidades que disponibilizaram os testes.
O diretor da CDRS/CATI Regional Mogi das Cruzes, o sociólogo David Rodrigues, enalteceu a parceria e a importância da ação: "Atuamos na mobilização e conscientização dos produtores e de suas famílias, bem como de moradores e trabalhadores da área rural, para participarem desse evento de saúde pública,. Entendemos a importância de monitorar a situação da pandemia no campo e dessa ação junto aos agricultores, os quais não pararam suas atividades em nenhum momento, em um trabalho árduo e contínuo para garantir o abastecimento de alimentos para a população".
Felipe Monteiro de Almeida, secretário municipal de Agricultura e engenheiro agrônomo licenciado da CDRS/CATI, salientou que a testagem, aliada aos cuidados e protocolos sanitários estabelecidos, é de extrema importância, pois assegura a saúde de produtores, familiares e colaboradores das propriedades rurais. "A saúde de todos os envolvidos na cadeia de produção de alimentos é fundamental para garantir tranquilidade aos agricultores de forma que possam continuar com o seu ofício-missão. Nosso papel, enquanto poder público, é contribuir para que possam ter acesso ao conhecimento e aos instrumentos que auxiliem no controle e combate dessa pandemia que assola o mundo", salientou, ressaltando a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou profissionais para realizar os testes.
Ação envolveu duas associações que congregam produtores de todo o município
No dia 13 de junho, a ação foi realizada na sede da Associação dos Agricultores do Cocuera, onde foram testadas 147 pessoas, das quais 12 tiveram resultado positivo.No dia 20 de junho, a ação aconteceu na Associação Rural de Pindorama, na qual, ao longo da programação realizada entre 9h e 16h,175 pessoas fizeram o teste, das quais 21 testaram positivo. Os casos positivos foram notificados e encaminhados para quarentena e acompanhamento, pela equipe da Secretaria de Saúde.
"Para nós, essa foi uma grande ação, pois além dos testes, promoveu maior conscientização da população rural quanto aos cuidados necessários e à gravidade da pandemia. Mas também foi uma ação que nos trouxe um misto de sentimentos: gratidão, pelo fato de a maioria apresentar resultado negativo, e, por outro lado, temor em ver tantas pessoas testarem positivo, sendo algumas assintomáticas e outras achando que tinham um simples resfriado. Mas podemos dizer que o saldo foi muito bom, pois os que testaram positivo já estão sendo acompanhados pelos órgãos de saúde e também puderam se isolar, para proteger suas famílias e pessoas de seu entorno", avalia Benedito Gishifu, presidente da Associação dos Agricultores do Cocuera.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo