Mais de 700 animais participarão da segunda etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. O evento, que acontece nos dias 6 e 7 de junho, será promovido localmente pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (Asocebu) e pelo frigorífico Fridosa, em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). O gerente executivo da ACNB, André Locateli, e o assessor técnico da entidade, Gustavo Callejon, serão os responsáveis pelas avaliações.
“O Nelore boliviano tem tanto potencial de produção de carne de qualidade quanto o brasileiro. Sabemos da dedicação e dos investimentos de nossos amigos ganaderos para que, assim como nós, contribuam para a evolução da pecuária. É muito importante estarmos integrados, divulgando e trocando informações benéficas para a bovinocultura de ambos os países”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. “Nesta nova etapa, conheceremos o trabalho realizado por mais pecuaristas, as técnicas e tecnologias adotadas, e a qualidade dos animais Nelore produzidos no país vizinho”.
A primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade na Bolívia também foi realizada em Santa Cruz de La Sierra, em fevereiro. Foram avaliados 335 animais. Como forma de estímulo à competitividade local, a contabilização das etapas realizadas naquele país será feita de forma separada das etapas brasileiras.
“A parceria entre ACNB, Asocebu e Fridosa consolida-se a cada etapa que realizamos. Temos um importante interesse em comum, que é colaborar com a pecuária boliviana por meio de compartilhamento de informações valiosas. O sucesso das avaliações técnicas se reflete no aumento no número de novos ganaderos participantes. Nessa segunda etapa, dobramos o número de animais avaliados, o que nos motiva a desenvolver outras ações de valorização do nosso Nelore”, informa Fernando Baldomar, gerente geral da Asocebu.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.