A COFCO International anunciou hoje a assinatura de um acordo para um novo empréstimo vinculado à sustentabilidade no valor de US$ 700 milhões. O novo empréstimo possui um prazo de três anos e foi acordado com sete bancos globais: Agricultural Bank of China (ABC), Australia and New Zealand Banking Group (ANZ), Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), Bank of China (BOC), Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), China Development Bank (CDB) and China Construction Bank (CCB).
Esses bancos concordaram em fornecer incentivos financeiros na forma de taxas de juros mais baixas para a COFCO International atingir suas metas de sustentabilidade previamente acordadas, tais como rastreabilidade e análise socioambiental da soja comprada diretamente dos agricultores brasileiros e a classificação geral ESG da Sustainalytics.
Ao atingir as metas de sustentabilidade, os descontos na margem serão utilizados para financiar as próprias iniciativas de sustentabilidade da empresa.
O Bancos ANZ e BBVA são coordenadores conjuntos de sustentabilidade deste acordo, enquanto o BBVA também é o agente de documentação e instalação. O empréstimo é baseado nos Princípios de Empréstimos Vinculados à Sustentabilidade da Loan Market Association (Associação do Mercado de Empréstimos).
Este é o segundo empréstimo vinculado à sustentabilidade obtido pela COFCO International. A empresa já havia anunciado um acordo de US$ 2,3 bilhões em julho de 2019, que foi o maior empréstimo vinculado à sustentabilidade para uma trader de commodities, se tornando referência no setor e vencedor de vários prêmios.