Assim como Programas de assistência ao trabalhador regulamentam que benefícios como Vale Transporte ou Vale Refeição tenham que ser pagos de forma separada do salário aos colaboradores, o mesmo acontece com o pagamento de pedágio ao caminhoneiro autônomo, que deve acontecer pelo dono da carga, em um formato de vale. E é dentro desse cenário que o TruckPad Pay , carteira digital voltada para motoristas e transportadoras, ajuda as empresas a operarem em conformidade com a lei, sendo uma forma homologada de emitir o vale-pedágio.
Após algumas denúncias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está reforçando o monitoramento e aplicando multas para quem não destacar o valor do pedágio no pagamento do frete. De acordo com Carlos Mira, CEO e fundador do TruckPad , maior plataforma da América Latina de conexão de cargas e caminhoneiros autônomos e que disponibiliza a solução, um grande ponto a ser levado em consideração é que muitas empresas desconhecem essa obrigatoriedade.
"Algumas companhias e donos de carga acabam ficando em desconformidade com a Lei por não saberem como funciona o pagamento do pedágio, e embutem no valor total do frete. E é justamente para regularizar a situação que os órgãos de fiscalização estão rastreando os caminhoneiros autônomos que passam pelas praças de pedágio sem a antecipação do vale e autuando o dono da carga que deixa de repassar o benefício ao motorista. Com o TruckPad Pay esse complicador deixa de existir, já que a empresa é homologada pela ANTT para emissão do vale-pedágio", explica.
Para se ter uma ideia, até março deste ano o país contava com 766 mil caminhoneiros autônomos, número que representava 38% da frota de veículos de carga. Apesar disso, no entanto, em média, apenas 13% do valor do frete se traduzem em renda efetiva para o transportador autônomo, conforme boletim informativo do Ministério da Economia. Com base nos dados, é possível traçar uma ideia sobre como a transferência do vale-pedágio é importante e faz diferença na renda do caminhoneiro autônomo.
"O pagamento do frete de forma correta é um fator a mais para que os caminhoneiros autônomos deixem de ser tão informais no Brasil. Eles são uma das classes trabalhadoras que mais apoiam todo o ecossistema da economia do país!, finaliza o executivo.
Fonte: Assessoria de Imprensa TruckPad Pay - NR-7 Comunicação