Fendt MOMENTUM: plantadeira é equipada com sistema vApply Granular, tecnologia Precision Planting® que garante a entrega precisa de adubo em cada linha de plantio (Crédito: Divulgação/Fendt)
08/05/2019
Um dos marcos da chegada da Fendt ao Brasil, a nova Fendt MOMENTUM foi uma das principais atrações no estande da marca na Agrishow 2019, feira de agronegócios que aconteceu entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista. Primeiro projeto global da marca alemã a ser feito fora da Alemanha, a plantadeira dobrável foi 100% projetada e produzida no Brasil, chegando ao mercado para revolucionar o plantio em grandes propriedades rurais.
A Fendt MOMENTUM oferece os modelos de 40 linhas com e sem fertilizantes, no espaçamento de 45 cm e também pode ser configurada no espaçamento de 50 cm, com a redução de duas linhas no seu modelo nominal. Neste modelo de 40 linhas, a capacidade de fertilizantes é de 5.300 kg. Ou seja: ela é a maior máquina de plantio com distribuição de adubo na linha de plantio da história à venda no Brasil.
Apesar de toda sua imponência, quando dobrada a plantadeira fica com 4,3 metros, menor largura de transporte da categoria, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente para tal. A máquina é facilmente transportada em caminhões prancha, sem a necessidade de batedores com a simples remoção da caixa de fertilizantes e as rodas externas do chassi central.
“A chegada da Fendt MOMENTUM ao mercado brasileiro de máquinas e equipamentos agrícolas representa muito mais do que uma evolução na vida do produtor rural de plantios de grande escala. É um salto de qualidade e de tecnologia em todo o setor e na cadeia brasileira de agronegócio. Assim como os demais maquinários Fendt, essa plantadeira entrega tudo o que há de mais inovador, preciso e eficaz para um plantio perfeito”, explica José Galli, diretor de Negócios Fendt na América do Sul.
O rodado duplo que trabalha em tandem e ajuda na diminuição da compactação do solo e os esforços aplicados ao chassi durante o transporte entre uma lavoura e outra. O índice de singulação (percentual de sementes falhas e duplas) da nova plantadora pode chegar a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores de plantio.