Até o fim desta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) levantam dados com as usinas sucroalcooleiras sobre a produção de cana-de-açúcar em São Paulo. Esta é a primeira vez, em 16 anos, que o contato com as usinas será feita apenas por telefone, para verificar as informações referentes à produção da cultura. A forma de apuração deste levantamento foi modificada devido às medidas de prevenção ao coronavírus (COVID-19), com a adoção das práticas determinadas pelas autoridades da área de saúde no sentido de apoiar o cuidado coletivo.
A partir dos dados coletados, a Conab poderá atualizar as informações referentes ao ciclo de produção 2019/2020 e trazer uma expectativa para colheita 2020/2021. O boletim com as análises sobre o encerramento da safra será publicado no final de abril, enquanto as primeiras informações sobre a próxima safra serão divulgadas em maio.
São Paulo representa mais de 50% de toda a produção nacional de cana-de-açúcar. De acordo com o último levantamento da Conab, publicado em dezembro do ano passado, os paulistas foram responsáveis pela colheita de 340,8 milhões de toneladas.