Os estoques públicos armazenados nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe estão sendo fiscalizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) neste mês. Esta é a segunda etapa das operações deste ano, que segue até o dia 22 de março.
Durante as operações, os agentes verificam as condições da estrutura do armazém, além de fazerem análises quantitativas e qualitativas dos produtos estocados. Entre os itens inspecionados, estão feijão, milho, trigo e sacarias.
Após a realização das diligências, quando ocorre irregularidades, o fato é levado ao conhecimento da Polícia Federal, do Ministério Público da União, da Receita Federal e também da Secretaria de Fazenda do estado. No caso de perdas, a questão é encaminhada também às superintendências responsáveis na Conab.
A primeira etapa de fiscalização ocorreu há um mês e contemplou armazéns de quatro unidades da federação: Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins. No ano passado, foram vistoriados mais de 5 milhões de toneladas de produtos.