Digite o que procura
03/08/2021
Na agricultura irrigada, o sucesso é mensurado em produtividade: quando uma nova tecnologia ou técnica de manejo é eficaz, a colheita reflete esse resultado. Uma lavoura adequada é aquela que cresce em produtividade e enfatiza a eficiência, ou seja, faz um uso otimizado dos recursos, seja água, energia, ou qualquer outro insumo.
Na agricultura irrigada, o sucesso é mensurado em produtividade: quando uma nova tecnologia ou técnica de manejo é eficaz, a colheita reflete esse resultado. Uma lavoura adequada é aquela que cresce em produtividade e enfatiza a eficiência, ou seja, faz um uso otimizado dos recursos, seja água, energia, ou qualquer outro insumo.
A equipe de especialistas da Irriger tem sempre algo a ensinar para aumentar a lucratividade de uma propriedade. Foi isso que o produtor Rafael Moris Panicio, proprietário da Fazenda São Paulo, em Perdizes (MG), descobriu. Com 20 anos de experiência utilizando os pivôs Valley, Rafael contratou a consultoria em irrigação da empresa em maio de 2018, para melhorar a rentabilidade da fazenda familiar.
"No início, plantávamos somente a batata irrigada embaixo do pivô. Hoje, já contamos com sete pivôs Valley, que irrigam as lavouras de grãos e sementes de milho, soja, sorgo, feijão, trigo, cebola, cenoura, beterraba e batata", conta o produtor. A propriedade soma uma área total de 765 hectares – desses, 415 são irrigados.
Rafael afirma que demorou para decidir contratar a Irriger. "Já havíamos tido experiências negativas com esse tipo de serviços e receávamos uma queda da produtividade. No entanto, na primeira safra após a chegada da Irriger, o resultado foi exatamente o oposto", diz.
No início, foi feito um teste para averiguar o resultado que a assessoria poderia trazer. A equipe aplicou variações do programa de irrigação em uma lavoura de cebola irrigada por um pivô Valley em quatro quadrantes com manejos diferentes.
"No primeiro quadrante, fizemos o manejo da irrigação padrão da fazenda. No segundo, aplicamos o manejo da Irriger em 60%. No terceiro, 80% e, no último, utilizamos apenas o manejo da empresa." Quando chegou a hora da colheita, os resultados falaram por si.
"O primeiro quadrante resultou em uma safra de 62 toneladas por hectare. O segundo, 78 toneladas. No terceiro, tivemos 80 toneladas por hectare e, no quadrante que contava apenas com o manejo da Irriger, a produtividade chegou a 92 toneladas por hectare", relembra Rafael.
A diferença de mais de 45% entre o primeiro quadrante e o último deixou claro que o manejo definido pela equipe Irriger seria capaz de aumentar significativamente a produtividade geral da fazenda, otimizando o uso dos recursos e tirando maior proveito de todas as lavouras.
E os benefícios não ficaram por aí. Ainda de acordo com Rafael, a Irriger não contribuiu apenas para um aumento expressivo de produtividade – a assessoria da empresa também ajudou a valorizar a cebola da Fazenda São Paulo no mercado.
"Um dos problemas recorrentes que enfrentávamos na lavoura de cebola era a chamada 'cebola bicuda'. É um fenômeno que acontece quando a cebola se encontra em estresse hídrico: quando falta água em um determinado momento do cultivo, as raízes crescem em busca de partes do solo com mais água. Isso acaba deformando a cebola, que perde o seu formato arredondado, já que o bulbo é pressionado. Isso causa uma desvalorização do produto no mercado", explica Rafael.
Com a otimização da utilização da água, a equipe Irriger também conseguiu resolver esse problema, aumentando ainda mais a lucratividade da lavoura de cebola da propriedade.
Na última safra, o resultado voltou a impressionar. "Batemos o recorde e conseguimos colher 105 toneladas de cebola por hectare na qualidade tipo 3, um altíssimo padrão de qualidade, que superou as metas dos anos anteriores", comemora o produtor.
Adaptação para crescer
Os excelentes resultados obtidos graças à consultoria da Irriger levaram Rafael a implementar mudanças no dia a dia da fazenda. "A diferença na nossa propriedade é enorme. Hoje, 100% das áreas irrigadas têm o manejo Irriger. Ele tornou-se indispensável para o nosso sistema de produção", ressalta.
O consultor da Irriger que atende a propriedade, Murillo Pires, afirma a importância de fazer o melhor uso da tecnologia a campo.
"Nestes três anos de parceria, percebemos que se trata de um produtor que possui a principal qualidade que um produtor rural precisa ter: o perfil tecnológico. Com o uso do sistema Irriger Connect, o produtor tem acesso à tomada de decisão mais fácil, no que diz respeito a lâminas de irrigação nas diferentes culturas presentes em cada pivô", descreve.
Ainda segundo Murillo, o acompanhamento periódico da equipe também apresenta muitos benefícios. "Semanalmente, nossa previsão de chuvas indica o momento certo de irrigar – ou, até mesmo, quando não irrigar. Mensalmente, o nosso controle de energia quantifica o custo produtivo das lavouras, bem como estratégias de economia de energia elétrica."
Por fim, o serviço de reengenharia de pivôs possibilita o conforto e a segurança de ter os equipamentos aferidos anualmente, garantindo a uniformidade e a precisão da irrigação.
No caso da cebola, a qualidade percebida pelo cliente final tem um efeito muito impactante sobre a sua valorização. Por isso, é de suma importância que o cultivo seja realizado da forma mais otimizada possível.
"É um produto de consumo direto, por isso os fatores como a aparência são tão relevantes. Além disso, podemos citar diversos outros benefícios do manejo de irrigação, como o aumento da eficiência na utilização da energia elétrica – os consultores Irriger avaliam as nossas contas de energia e buscam formas de aumentar essa eficiência, como irrigar no melhor horário, e se atentam para ajustes de demanda, erros de leitura, etc.", explica o produtor.
"É muito mais que o manejo da irrigação. É o manejo da propriedade como um todo: melhoramos o planejamento de entrada de máquinas nas lavouras nos dias em que não há irrigação, o manejo dos reservatórios, o uso de imagens de satélite NDVI que auxiliam na detecção de anéis de irrigação e falhas na lavoura, além de novas tecnologias, como as ferramentas de automatização da Valley. Sem dúvida nenhuma, a Irriger e a irrigação Valley são alguns dos principais pontos que influenciam o crescimento da nossa produtividade!", conclui.
Fonte: Na Mídia Assessoria
Fonte: Na Mídia Assessoria