No dia 13 de setembro é celebrado o Dia do Amendoim, esse setor que vem se fortalecendo cada vez mais dentro do mercado brasileiro. De acordo com pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e realizada pelo Instituto Kantar*, de julho de 2020 a junho de 2021, a indústria faturou R$ 204 milhões com snacks de amendoim, o que representa um crescimento de 13,8%, em relação a julho de 2019 a junho de 2020. Esse crescimento se deu pelo aumento de 16,1% do gasto médio com produtos de amendoim.
Outro fator importante é que o consumo de amendoim industrializado dentro de casa acabou conquistando no último ano móvel (julho de 2020 a junho de 2021) novos lares, apresentando uma penetração de 11,4%, aumento de 8,6%, comparando ao período de 2019 a 2020. Esse resultado é visto, principalmente, nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, seguido das três regiões metropolitanas do Nordeste, como Recife, Fortaleza e Salvador. Atualmente, os principais canais de compra usados pelos brasileiros são hiper e supermercados, além das compras por impulsos originadas em local de trabalho, faculdade, vending machine, entre outros.
O amendoim é um alimento versátil e ingrediente para diversos tipos de produtos, além de ser rico em vários nutrientes, o que contribui cada vez mais para o seu consumo. "O consumo de amendoim no Brasil apresenta números muito positivos e ótimo desempenho de mercado, ganhando cada vez mais reconhecimento por sua qualidade e versatilidade. Acreditamos que esse é um mercado em que ainda temos muito espaço para crescer, afinal é um alimento que está inserido na cultura regional do Brasil e tem grande importância econômica, de forma local e global", diz Ubiracy Fonseca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). *Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel, Total Brasil, Total Amendoim, período julho de 2020 a junho de 2021 versus julho de 2019 a junho de 2020.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABICAB - JeffreyGroup