As usinas sucroenergéticas possuem ambientes que ocasionam diferentes ataques aos equipamentos, do desgaste causado pelo arraste no recebimento da cana à atmosfera corrosiva do tratamento de efluentes. A fabricação dos equipamentos com aços de alta liga proporciona um aumento de vida útil, refletindo diretamente na produtividade da usina e redução da manutenção. Os aços inoxidáveis apresentam composição química enriquecida com elementos de liga diversos (Cr, Ni, Mo, Ti) que garantem elevada resistência à corrosão sem a necessidade de pré-tratamentos ou intervenções como paradas para re-pintura.
Equipamentos de preparação da cana apresentam ganhos significativos quando fabricados em inox 410D, aço com resistência à corrosão e desgaste. O lavador de gases é outro equipamento com desenvolvimento em 410D que apresentou ganhos significativos com reduções de espessura e gastos com manutenção.
Ambientes com presença de cloro, enxofre ou gases oxidantes em níveis elevados demandam ligas com resistência à corrosão ainda mais elevada, como os aços inoxidáveis austeníticos. Dentre as principais aplicações que envolvem estas ligas estão os concentradores de vinhaça em AISI 316L, tubulações de gases em AISI 304 e colunas de sulfitação em AISI 317L
A equipe técnica da Aperam, maior fabricante de aços inoxidáveis da América Latina, estará presente na Fenasucro & Agrocana, que acontece na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, para responder questões sobre o emprego do aço inox nas usinas. O evento ocorre entre os dias 28 e 31 de agosto.