A SEMrush, líder global em marketing digital, realizou um levantamento comparando os primeiros semestres entre 2016 e 2019 para entender o interesse dos brasileiros em pesquisarem na internet termos relacionados à filosofia de vida de uma alimentação sem consumo de carne animal. O termo "hambúrguer vegano", no primeiro semestre de 2016, foi pesquisado 39,6 mil vezes enquanto em 2019 as buscas cresceram para 70,4 mil, representando crescimento de 78%.
Nesse mesmo critério, a busca nos mecanismos como Google e Bing por hamburguerias que oferecem opções veganas também subiu consideravelmente ao longo dos anos: 1 mil, 1,6 mil, 2,7 mil e 4 mil pesquisas realizadas pelos brasileiros no primeiro semestre dos anos de 2016 a 2019. Essa crescente representa crescimento de 300% entre 2016 e 2019.
A pesquisa também apurou que nos seis primeiros meses de 2019 a procura pela receita de hambúrguer vegetariano, que pode incluir leite ou ovos na receita, foi realizada 15,9 mil vezes.
Os sabores de hambúrgueres veganos queridinhos de pesquisa pelos brasileiros são: Soja (38,2 mil), grão de bico (25,4 mil), berinjela (14,7 mil) e lentilha (13,7 mil) ao longo dos três anos de levantamento da SEMrush.
Outra curiosidade que o estudo apurou é que em outubro/2018 eram apenas 50 pesquisas realizadas pelos brasileiros por "hambúrguer vegano McDonalds" mas o volume no mês seguinte pelo termo aumentou e representou 1 mil pesquisas realizadas, representando o mês mais expressivo de buscas. Dia 8 de Novembro a rede de fast food lançou no menu brasileiro as opções McVeggie e Duplo Veggie. Quando analisado o concorrente - Burger King - obtiveram 380 pesquisas em novembro/2018 por "hambúrguer vegano Burger King".