Na última semana a FMC realizou uma coletiva de imprensa, com principais veículos de HF para falar sobre desafios e perspectivas do segmento. Para o momento foram convidados Margarete Boteon, Professora da Esalq/USP e Coordenadora do Projeto de Hortifrutis que trouxe importantes perspectivas do setor, o Gerente de Culturas da FMC, Luis Grandeza que falou sobre as tecnologias da FMC nesse mercado seguido por Vinicius Batista, Gerente de Marketing Regional, que explicou sobre as ferramentas que apoiam o programa.
As perspectivas no momento atual mostram que muitos são os pontos de observação quando falamos em HF. Sustentabilidade, para a durabilidade da produção, além de proporcionar que o produtor possa cada dia mais produzir mais em menores espaços e além disso, a qualidade se torna cada vez mais importante para se alcançar melhores rentabilidades, ressaltou Margarete Boteon, Professora da Esalq/USP e Coordenadora do Projeto Hortifruti,
"Temos boas perspectivas de retomada dos investimentos positivos para 2021. Mesmo ante diversidades, e incertezas do mercado, estamos passando bem no balanço geral em 2020. A demanda no varejo reagiu bem e a oferta foi controlada, isso permitiu não causar elevados excedentes, e manter preços no geral acima do custo ao longo do ano, para a maioria das culturas", afirma Margarete. Neste sentido, a FMC entra como parceira do produtor, trabalhando lado a lado nesse desafio.
Tecnologias
"Investindo em pesquisa e desenvolvimento, a FMC tem trabalhado em soluções que auxiliem o produtor do plantio até a colheita. Como é o caso do Programa de inseticidas Verimark®, Benevia®, que tem efeito vacina sempre utilizados no início do ciclo das hortaliças. A linha de fungicidas focado no controle de Requeima e Alternária, conta com os produtos Galben® M, Zignal®, Rovral® e Authority® além do Regalia Maxx®, um biofungicida, que amplia a resistência natural e saúde da planta, aumenta o vigor e qualidade principalmente para as frutas de exportação. O herbicida pré-emergente Reator® chega como excelente solução, em um momento de escassez de herbicidas para batata, onde o produtor pode realizar a modalidade plante e aplique e sua lavoura emergir livre de competição", menciona Luis Grandeza, Gerente de Culturas da FMC.
Além deles, a FMC também investiu em inovações que atuam na nutrição como Seed+® e Crop+®, ambos trabalham como bioestimulantes, que potencializam a cultura e atuam no metabolismo das plantas, atenuando estresses bióticos e abióticos diversos, e fazendo com que a planta tenha maiores condições de expressar o seu máximo potencial genético, bem como nos biológicos como Quartzo®, que é proveniente do programa Comando Nematoide, o bionematicida é líder de mercado no controle de Nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae e P. brachyurus) e Nematoides-das-galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica).
Programa Colha+ Sustentabilidade
Sustentabilidade. Em um mundo onde temos cada vez mais pessoas, a alimentação para todos tem sido assunto em pauta diária. E para a FMC não é diferente. "Tratamos esse tema com muita responsabilidade e por isso, pensamos que uma campanha do tamanho do Colha+ seria essencial. Nossa atenção está voltada ao campo e mais especificamente ao produtor, oferecendo apoio em forma de tecnologia e soluções que os suportem ao longo de suas jornadas", comenta Vinícius Batista, Gerente de Marketing Regional da FMC.
Batista reforça que através de programas de manejo e soluções inovadoras, atendem as necessidades do produtor nas mais diferentes frentes, para que ele colha mais de forma sustentável. "Temos soluções sustentáveis para os mercados de frutas e hortaliças, sendo parceiros do agricultor do início ao fim do ciclo" com produtos eficientes e de baixa carência, finaliza.