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26/08/2020
Inovar é uma necessidade no cenário atual, e não seria diferente quando falamos sobre o agronegócio. A inovação é fundamental para criação de novas soluções para o campo, mas, como bem lembrado pela FMC, uma das maiores empresas de ciência para agricultura do mundo, inovar é algo que deve acontecer respeitando a sustentabilidade, para entregar ainda mais benefícios ao produtor.
Em participação recente no Congresso da ABAG, a FMC trouxe o tema à tona, que respaldado pelo assunto Lições para o Futuro, colocou a inovação como ferramenta para a construção de um amanhã promissor para o agronegócio brasileiro. “Além dos impactos dessa crise, também pudemos falar sobre o futuro do negócio, por exemplo, como será a sustentabilidade econômica do agronegócio brasileiro e, como vamos nos posicionar dentro de um contexto social, econômico e político, de forma que possamos levar tranquilidade e segurança alimentar para a população”, destaca Marcelo Okamura, Diretor de PD&I da América Latina da FMC.
O momento pelo qual o mundo atravessa, diante dos desafios da covid-19, permitiu que os olhares fossem reajustados, mostrando qual é a importância real da ciência e da sustentabilidade. Segundo Okamura, a solução para o atual momento se dará por meio da ciência, e junto a isso, a sustentabilidade nos negócios também precisará existir concomitantemente para que o futuro seja diferente e melhor. E ele acrescenta: “Tudo que está acontecendo com o mundo, tem que ser resolvido de uma forma científica, com sustentabilidade e com mínimo de impacto ambiental. E, isso também vai acontecer na área agrícola. Estamos vivendo um momento importantíssimo no agro brasileiro, afinal ele não para. E, com o setor funcionando, as pessoas mesmo com dificuldades, se tiverem o alimento que é essencial para vida, vão conseguir superar”, explica Marcelo.
Com mais de 130 anos, a FMC mantém seu foco 100% no mercado agrícola e em produzir soluções que cada vez mais unam a tecnologia e o controle, de forma sustentável. “Nos últimos anos, ela se focou no segmento agrícola, e desde então, temos desenvolvido diversas inovações. Investimos mais de 7% do seu faturamento bruto para P&D.”, conta o Diretor.
Nesse sentido, os negócios precisam das inovações para que com elas possam produzir mais e melhor. As projeções apontam para um crescimento até 2030 de mais de 45 milhões hectares de soja plantada e mais de 20 milhões hectares de milho. “Estamos falando de uma estimativa que realmente elevará a produção de alimentos para o mundo. A FMC hoje se preocupa com esse cenário e, com o como pode ajudar o produtor rural a superar esse desafio. Por isso, em nosso pipeline temos a previsão de lançar cerca de 17 novos produtos nos próximos oito anos e, muitos deles possuem novos modos de ação, ou seja, são realmente inovações. Na área de controle biológico, também temos novos produtos em desenvolvimento, e que estão alinhados com este futuro de sustentabilidade e ciência”, conta Marcelo.
O país ainda precisará de muito apoio no que se diz respeito aos negócios, para se desenvolver com sustentabilidade e inovar ainda mais, para produzir mais em menores espaços, entregando produtos de qualidade e com segurança, como finaliza Okamura: “O agro tem apoiado o país, com sua competitividade na entrega do que é produzido aqui e comercializado fora, mas para que ainda possamos ter visões novas para o futuro muito precisará ser realizado no agronegócio e nos negócios do país como um todo. Portanto, inovação com sustentabilidade e, sem prejuízos ao meio ambiente, continuarão em voga por muitos e muitos anos”.
Fonte: Assessoria de Imprensa FMC - Alfapress Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa FMC - Alfapress Comunicação