Digite o que procura
20/08/2019
Dezoito empresas expositoras formam o CITEC - Centro de Inovações Tecnológicas CanaMix -, empreendimento inédito do Grupo AgroBrasil que dá a largada nesta terça-feira (20/08) durante a Fenasucro & Agrocana.
O CITEC é um espaço de 1.500 metros quadrados que marca um crescimento de 5.000% na participação do grupo na feira, em relação à edição do ano passado. Quem passar pelo estande poderá conferir os mais recentes lançamentos de empresas de tecnologia, além de degustar produtos da culinária caipira regional e um delicioso chope artesanal.
Como as opções em gastronomia já foram apresentadas em reportagem anterior, você confere, agora, o que outras 14 empresas prepararam para atendê-lo.
A abertura da Fenasucro & Agrocana será às 13h, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho-SP, com presença do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Braclean
A BraClean trabalha com produtos automotivos premium, é homologada por montadoras, fornecedora oficial da Porsche Cup e mantém uma linha assinada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Jr.
A marca busca produtos de alta qualidade, ecologicamente corretos e que reduzam processos e custos de manutenção para toda a frota de linha leve, pesada e máquinas agrícolas. No setor sucroenergético, fornece para usinas do Grupo Balbo, além de Santa Fé, SJC Bionergia, São José da Estiva, entre outras.
A empresa tem uma gama de mais de 50 produtos, dos quais quatro considerados revolucionários e voltados ao agronegócio. São eles:
- Aditivo de radiador inovador BraClean Coolant, especialmente formulado para altas temperaturas, biodegradável, analisado e aprovado nas normas ABNT e ASTM. Tem grande redução de custo em relação aos concorrentes e aguenta em torno de 30% a mais de temperatura, protegendo o sistema por mais tempo que os produtos atuais.
- Desincrustante, para limpeza geral externa pesada e radiadores sem remover da máquina.
- Desengraxante multiuso, para limpeza geral de peças, serpentinas, sistemas pneumáticos, pisos e azulejos de oficinas.
- Odorizador de ambientes, para dar bom cheiro e remover todo tipo de mau odor.
Imagens mostram o antes e depois da limpeza com produtos Braclean
Carus
A Carus Corporation, fundada em 1915, fornece soluções para uma variedade de problemas industriais e ambientais. A ênfase em pesquisa e desenvolvimento contínuo, bem como no suporte técnico e no atendimento ao cliente, alinhou a empresa como líder mundial em tecnologias de permanganato, manganês, oxidação, catalisadores e misto de fosfato. As linhas de produtos são usadas em aplicações municipais e industriais para água, ar e remediação.
O SucrOx™, um auxílio de processamento, é uma nova tecnologia para melhorar o desempenho das usinas nas indústrias relacionadas a cana-de-açúcar e etanol. A adição de SucrOx à cana colhida entrando para processamento e à extração do caldo de açúcar resulta em redução de custos e aumento de produção, devido à funcionabilidade da usina e pureza do caldo extraído.
A Carus Corporation, com sede nos EUA, e a Prosugar Indústria e Comércio S. A, no Brasil, estão firmando uma parceria para trazer o SucrOx para a indústria nacional. A parceria permitirá o fornecimento de um alto nível de conhecimento técnico para um melhor desempenho geral da usina.
O que é o SucrOx?
É uma mistura à base de permanganato em um líquido conveniente e facilmente bombeável. É uma forma estável de oxigênio energizado e, quando usada, essa energia e oxigênio são liberados, obtendo importantes pontos finais de purificação, limpeza, desodorização e descoloração.
Além de ser mais fácil e seguro de manusear, o SucrOx tem algumas propriedades únicas quando comparado a outros oxidantes (como cloro, dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio). É um oxidante um tanto seletivo. O SucrOx reage com compostos insaturados (ligações duplas e triplas). Não com compostos saturados (metano, propano, butano, glicose, frutose, sacarose, etc).
Também reage muito rapidamente com sulfuretos, mercaptanos, sulfuretos de hidrogênio e compostos fenólicos. O subproduto da reação para o SucrOx é o dióxido de manganês. Esta é uma partícula muito fina. A área de superfície e carga da partícula de dióxido de manganês atua como um auxiliar coagulante. Isso, muitas vezes, aumenta a coagulação/floculação dentro do processo de clarificação, reduzindo os custos com produtos químicos e melhorando os resultados de clarificação.
Compact Car
Especializada em veículos movidos a energia limpa, a Compact Car trabalha com locação de veículos elétricos e conta com ampla frota disponível para atender às necessidades dos clientes com rapidez e qualidade, em todo território nacional. Com conceitos modernos em relação à sustentabilidade, também comercializa veículos elétricos, peças e acessórios, além de prestar serviços de manutenção e customização.
Representante oficial no Brasil da marca Club Car, possui uma linha completa de veículos novos disponíveis para venda, além de estoque regulador com mais de 2 mil itens entre peças e acessórios a pronta-entrega.
Com equipe dinâmica, dividida por setores de atendimento, oferece consultoria personalizada. Sua frota de locação é composta por veículos novos e periodicamente revisados, atendendo a planos de curto, médio e longo prazos. A oficina tem equipamentos de alta tecnologia, facilitando o diagnóstico e reparo dos veículos, além de bases móveis para prestar serviço em todas as regiões do país.
A meta da empresa é buscar a liderança do mercado de transportes especiais – que não emitem poluentes – e atuar com ética, profissionalismo e respeito ao meio ambiente, crescendo por meio da satisfação dos usuários e da excelência dos serviços.
Fulguris
Fabricante das tradicionais baterias Fulguris, a Newpower é uma empresa 100% nacional dedicada exclusivamente à produção de baterias especiais de alta tecnologia. Inserida em um setor estratégico e disputado por multinacionais durante anos, a marca Fulguris cresceu no mercado impondo um legado de qualidade e excelência através de seus produtos e serviços. Ao longo dos 58 anos de história, conquistou a confiança dos clientes, sendo hoje líder de vendas em baterias industriais, contando com cerca de 70% de participação do mercado nacional.
As aplicações das Baterias Fulguris estão em diversas áreas, como tração e movimentação de cargas, aplicações militares, sinalização náutica, controle aeroportuário, metrô-ferroviárias, sistema de informatização bancária, sistemas de telecomunicação, UPS e No-Breaks, sistemas de emergência, sistemas fotovoltaicos e automotiva, sendo esta última lançada no mercado em 2016, retomando as origens da Fulguris.
A Newpower iniciou suas atividades em 1961, através da visão empreendedora de um homem que sempre esteve à frente de sua época, com o sonho de fundar uma empresa brasileira fabricante de baterias automotivas. Na década de 70, na medida em que o mercado de baterias automotivas crescia e tornava-se cada vez mais competitivo, e visualizando no segmento de baterias industriais uma nova oportunidade de crescimento, a fábrica migrou toda a produção para a linha de baterias tracionárias, já utilizando a moderna tecnologia de placas tubulares, que em pouco tempo conquistaram este mercado.
Nos anos 90, acompanhando de perto novas tendências, incorporou novas tecnologias em seu portfólio de produtos, como as estacionárias AGM/VRLA e Gel.
Com uma visão de responsabilidade ambiental e sustentabilidade, foi criada a unidade de reciclagem de baterias usadas e de recuperação de chumbo e de plástico, tornando-se um diferencial respeitado e reconhecido pelo mercado com certificado ISO 14001.
Em 2011, a empresa teve nova expansão e investimento, levando-a a participar de um seleto grupo de 6 fábricas no mundo com tecnologia de ponta e certificação em fabricação de baterias de submarino, tornando-se um dos maiores complexos produtivos de baterias industriais da América Latina, com mais de 140.000 m².
Em 2016, com o lançamento da linha de baterias automotivas, produzindo toda linha leve e pesada, obteve grande sucesso no mercado, em especial em usinas sucroalcooleiras, onde as baterias Fulguris superaram as expectativas de performance e durabilidade em campo, em um ambiente onde a exigência da bateria é levada a níveis extremos, confirmando a qualidade e supremacia destas.
Também houve a utilização das baterias AGM/VRLA nas áreas de vivência nas usinas, adequando o sistema de energia solar ao uso das baterias corretas para a aplicação, corrigindo um problema de performance destes sistemas.
A Fulguris vem participar na FENASUCRO & AGROCANA 2019 por acreditar que o ramo sucroalcooleiro é um mercado consolidado e que vem crescendo ano a ano, onde a qualidade dos equipamentos é mais que uma exigência, mas uma consequência deste sucesso que alavanca nosso país!
GTS do Brasil
A empresa expõe, no Centro de Inovações Tecnológicas e em estande próprio, soluções para sistematização e manejo de solo. A Planner 710 Canavieira, já consolidada no mercado, realiza trabalhos na abertura de canais de vinhaça, construção de estradas e nivelamento do solo. Os clientes podem ver o equipamento e sanar dúvidas com a equipe comercial presente no evento.
A GTS apresenta, ainda, uma grande novidade para setor sucroenergético: um novo modelo de Terrus, o DCM, projeto desenvolvido para a descompactação de solo dos canaviais.
A GTS do Brasil é 100% brasileira e está sediada em Lages, Santa Catarina. Nasceu no ano 2000 a partir de um projeto de construção de plataformas para colheita de milho em espaçamento reduzido. Com o decorrer do tempo, incrementou o número de produtos, atendendo, hoje, à linha de colheita, com plataformas para corte de cereais, plataformas para colheita de milho, carretas multiuso, graneleiras, descompactadores, plainas niveladoras, entre outros.
HCI
A HCI consolidou-se como distribuidor de tubos, flanges, conexões e válvulas. Atua da concepção até a obra final, apresentando alternativas comerciais de acordo com as características, estratégias e desafios dos clientes e seus projetos.
É referência no mercado pela amplitude na oferta de produtos e serviços; fornecimento do estoque e/ou de representadas no Brasil, Europa e Ásia, cujo relacionamento já é de 30 anos; propiciando cumprir prazos e preços acordados e atendendo a emergências inesperadas; inteligência do negócio focada em acompanhar os vários segmentos e projetos; além de experiência em desenhar soluções específicas de cada cliente/projeto, oferecendo atendimento individual.
O grupo tem três unidades de negócios: a HCI Conexões Industriais, a HCI Europe e a Global Valves.
Com 70 mil toneladas de produtos em estoque, a HCI Conexões Industriais tem um centro de distribuição em Guarulhos-SP, dividido em dois galpões: um deles de 12 mil metros quadrados e outro de 20 mil, ambos a menos de 10 quilômetros do Aeroporto internacional de Guarulhos e a 100 do Porto de Santos.
São 81 mil itens no sistema, sendo 15 mil a pronta-entrega. A equipe, altamente especializada, conta com 75 colaboradores, prontos a atender às necessidades técnicas e comerciais dos clientes.
A HCI Europe, com sede em Portugal, disponibiliza ao mercado mundial serviços de Procurement, Logística, Logística Internacional, Diligenciamento, Soluções de Engenharia e Produtos Especiais. Equipe experiente em logística, envolvendo movimentação de produtos acabados e semiacabados entre fábricas localizadas em diferentes continentes, e de gestão de leis e incentivos em países com benefícios de entradas e saídas provisórias de bens, isentas de impostos ou taxas.
Já a Global Valves é a mais nova unidade do Grupo HCI. Comercializa válvulas industriais de bloqueio e atuadas on-off, dos tipos Gaveta, Globo, Retenção, Esfera e Borboleta e válvulas especiais sob demanda, nos materiais Aço Carbono, Aço Inoxidável, Aço Liga, Ligas de Bronze e Ferro, disponíveis em todos os diâmetros, classes de pressão e normas de construção.
INTACTA ROLAMENTOS
Tecnologia, inovação e produtividade
Weber Francisco Capozzi
Diretor da empresa
O mundo corporativo vem discutindo exaustivamente a questão da produtividade. Via de regra, o alvo principal vem recaindo sobre o departamento de custos, com repercussão direta na manutenção, insumos, custos fixos, etc. Pressionados pelos asiáticos, países desenvolvidos de economia aberta partiram para as soluções criativas e incomuns na eterna busca pelos baixos custos e, consequentemente, pela competitividade.
Por esse motivo, algumas instituições de alto nível – universidades e grandes conglomerados empresarias – envolvem-se cada vez mais, revelando, com isso, uma necessidade imperativa no desenvolvimento de novas ações sobre a economia moderna e a produtividade. Tal tema tem sido tratado com extrema atenção e com grande valor estratégico, pois define o sucesso ou não das organizações ocidentais frente aos desafios encontrados em relação à concorrência desleal (taxa de câmbio, mão de obra subsidiada, incentivos estatais, ausência de leis trabalhistas, proteção de patentes, etc).
Alguns dos assuntos que vêm demandando muita atenção desses organismos têm sido a qualidade da comunicação e os produtos ou serviços inequivocamente inovadores. Para que se obtenha pleno êxito na comunicação de qualidade e assim revertê-la em produtividade, são necessários alguns cuidados e pré-requisitos: a resiliência dos interlocutores, maturidade, discernimento, flexibilidade e a recursividade.
E no campo da inovação tecnológica, os indicadores são ainda mais intangíveis. Até bem pouco tempo, a medida da inovação de um produto ou serviço era o seu sucesso comercial, ou seja, a medida da inovação vinha após os investimentos realizados. Dessa forma, não era possível garantir que os investimentos em recursos humanos, fluxo de capitais e de tempo, empregados em diversos projetos, tivessem sucesso inexorável.
Atualmente, já se pode prever se tais alocações de recursos serão revertidas em sucesso ou em fracasso, trazendo, com isso, valor às novas ideias que emergem a todo instante. Uma brilhante tese de mestrado de um engenheiro elétrico da Escola Politécnica da USP, Ruy Santo, e seu orientador, Marcelo Massarani – dos quais fui aluno –, consegue medir com precisão, através da “linguagem” da engenharia, produtos e serviços inovadores que, até então, não eram possíveis.
Verifica-se, ao lançar mão dessas ferramentas especiais, que as novas discussões sobre produtividade não se restringem apenas e tão somente aos departamentos de compras, planejamento, manutenção ou custos, mas também à criatividade e à maior de todas as habilidades humana: a inteligência. Para que seja possível uma perfeita compreensão dos novos elementos de medição da produtividade, faz-se necessário compreender a diferença fundamental entre preço e valor.
Valor se mede na relação direta entre desempenho sobre preço, ou seja, qual é o desempenho que um equipamento ou um serviço cumprem sobre o seu preço. Ao observarmos o setor sucroenergético, percebemos uma vertente clara no sentido do aprimoramento ou aperfeiçoamento que difere da inovação.
O aperfeiçoamento é uma etapa de um mesmo produto ou serviço, ao passo que a inovação é um novo momento e uma nova proposta do produto ou serviço. Contudo, ao analisarmos dois exemplos com cuidado, será possível a observação clara da diferença entre o aperfeiçoamento e a inovação. A moenda de cana-de-açúcar permanece sem grandes mudanças há mais de cem anos, mas com alguns aperfeiçoamentos.
Enquanto os fabricantes de rolamentos os aperfeiçoam, as empresas brasileiras, com destaque para as usinas, usando tecnologia inovadora de reaproveitamento, os reutilizam, com ganhos econômicos expressivos, mantendo as mesmas exigências de qualidade originais. A reutilização com segurança tecnológica possibilitou que o mercado açucareiro deixasse de substituir, em cinco anos, em torno de 3.000 rolamentos de grande porte (acima de 200 mm de furo).
Ao realizar uma análise do ciclo de vida de um rolamento de grande porte, pode-se notar uma economia substancial de energia (95%) no seu reaproveitamento de um rolamento em relação a um rolamento novo. Igualmente, nota-se uma economia de 90% de massa, além de 98% de água, 100% de emissão de CO2, 99% de economia em rejeitos entre outras. Portanto, ao realizarmos uma análise dos números citados sobre as funções da engenharia no processo de recuperação e reutilização de rolamentos, percebemos uma clara e inequívoca sinalização de uma tecnologia inovadora.
Com uma economia em torno de trinta milhões de reais em reposição de rolamentos novos, pode-se concluir que a produtividade alcançada de maneira pouco usual tem sido objeto da aplicação correta da tecnologia inovadora, motivada pelos conceitos de sustentabilidade, preservação do capital e, consequentemente, dos recursos naturais. Manutenção inteligente: uma oportunidade de lucros.
Grupo MECAT Inovações Tecnológicas
Além de expor em um estande no Centro de Inovações Tecnológicas CanaMix, a MECAT está presente na Fenasucro também com estande próprio (Rua D, estande 23). A empresa aproveita a maior feira de tecnologia sucroenergética do mundo, a Fenasucro, para lançar uma grande novidade, que será revelada durante o evento.
Com isso, a empresa, que se faz presente nas principais feiras do setor sucroenergético há mais de duas décadas, mantém duas das principais características de sua trajetória: inovação e expansão. Fundada pelo italiano Attilio Turchetti em 1983, seis anos após sua chegada ao Brasil, a empresa, que nasceu em Abadia de Goiás-GO, começou o processo de ampliação em 1995, inaugurando a MECAT Service, em Bebedouro-SP, com departamentos de Relacionamento Industrial, Testes e Start-up, Supervisão Operacional Corporativa e Assistência Técnica. Três anos depois, surgiu a MECAT USA, em Orlando, Flórida.
Em 2006, já atento à exigência mundial de uma interatividade cada vez maior com seus clientes, Turchetti inaugurou o CNC – Comando Numérico Computadorizado, sistema que permite o controle de máquinas, confeccionando peças complexas de grande precisão. Essa conquista promoveu uma mudança radical nos processos industriais, agilizando as linhas de montagens e tornando-as mais flexíveis.
Seguindo seu perfil de aperfeiçoamento contínuo, nesse mesmo ano foi criado o próprio laboratório de Análises Físicas, o Laboratório Fabio Turchetti, para identificar os sólidos na entrada dos equipamentos e analisar os microssólidos na saída do processo de microsseparação. Através da análise operacional dos equipamentos instalados e da pesquisa de campo com equipamentos pilotos, em colaboração com Laboratório de Física, a MECAT vislumbrou vários setores de aplicação da própria tecnologia. O projeto deu tão certo que, em 2017, foi fundado também o Laboratório de Física MECAT Filtrações Industriais na matriz, em Abadia de Goiás. No ano passado, a empresa iniciou representação comercial em Bangkok, Tailândia.
Toda essa percepção de mercado é um dos resultados da disposição em estar sempre em meio aos grandes inovadores do mundo, o que faz a empresa colecionar reconhecimentos. Entre outras várias conquistas, a empresa recebeu, em 1997, o Troféu Mérito Empreendedor (FIEG, FECOMERCIO, FACIEG, ACIEG, FAEG). Em 2004, o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, etapa nacional. Em 2007, o Prêmio FINEP Centro-Oeste, na categoria Inventor Inovador. E em 2015, o Certificado de Destaque Ambiental, que atesta o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável e boas práticas ambientais.
Investimento em patrimônio tecnológico e moral. Essa é a filosofia de 35 anos do Grupo MECAT.
Grupo MECAT. Tecnologias do Brasil para o mundo!
Mitsubishi / Suzuki
As marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos marcam presença na Fenasucro & Agrocana com seu portfólio de picapes e SUVs, veículos que trazem alta tecnologia, robustez e confiabilidade, tanto para o trabalho no campo como no lazer com a família.
Uma equipe completa de especialistas das marcas está à disposição dos visitantes, que podem conhecer os veículos e detalhes, e adquirir com condições especiais feitas exclusivamente para a Fenasucro & Agrocana. Confira os destaques:
Mitsubishi L200 Triton Sport
Uma linha completa de picapes para todos os tipos de uso. Assim é a família L200 Triton Sport, que conta com cinco versões, cada uma com uma identidade própria e o DNA 4x4 da Mitsubishi, sinônimo de força e resistência. A L200 Triton Sport une o melhor dos dois mundos: a força, robustez e capacidade de carga para as mais diversas situações, com o conforto, tecnologia e conectividade, essenciais para o dia a dia. A versão HPE, em exposição na feira, vem com rodas diamantadas de 16”, grade e faróis Dark Chrome, que estão integrados com o visual da parte dianteira.
O sistema multimídia também é equipado com Android Auto e Apple Car Play, que permite uma conexão rápida e fácil com os principais smartphones do mercado. Produzida na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO), a L200 Triton Sport foi concebida no conceito Ultimate Sport Utility Truck, que se traduz em estilo dinâmico e atlético, com esportividade e prazer ao dirigir, sem perder a sofisticação, conforto e o silêncio dos veículos de passeio, unindo a praticidade e durabilidade para usos comerciais. Todos os modelos são equipados com o moderno motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. É a primeira picape do mundo a usar um motor em alumínio, que resulta em menos peso e mais performance. Além da versão HPE, também está em exposição o modelo GL.
Mitsubishi Pajero Sport
A combinação perfeita entre estilo, luxo, tecnologia e o genuíno DNA 4x4. Muito mais do que um SUV, o Pajero Sport carrega um nome de peso com a tradição vitoriosa da Mitsubishi Motors dentro e fora das competições. É oferecido em versão única, com sete lugares, teto solar, o mais avançado sistema 4x4 com o Super Select II e equipado com o moderno motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta, que se traduz em uma excelente eficiência energética com aceleração vigorosa e todo torque disponível a baixas rotações do motor, aliado a transmissão automática de oito velocidades.
São diversos recursos que deixam o dia a dia mais prático e confortável, como controle de descida (HDC), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo bolsas exclusivas para a terceira fileira de bancos. Como um legítimo 4x4 da família Pajero, este SUV é equipado com o mais moderno sistema de tração do mercado, o Super Select 4WD-II (SS4-II), que é capaz de enfrentar todos os tipos de terreno.
Mitsubishi ASX
O Mitsubishi ASX é a combinação perfeita do 4x4 com a versatilidade. O motor bicombustível e todas as praticidades e comodidades para o dia a dia fortalecem ainda mais sua personalidade exclusiva. Equipado com motor MIVEC Flex 2.0L, o ASX tem 170 cv e 23 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. Graças ao sistema de partida a frio com QuickStart System sem reservatório, apresenta baixos níveis de emissão de poluentes. O design inteligente permite ao modelo ser compacto por fora sem comprometer o bem-estar a bordo. E ele é prático em todos os momentos: as versões AWD são equipadas com diversos itens que facilitam o dia a dia, como sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, botão Start & Stop, que permite o acionamento do motor com apenas um toque, sistema keyless com sensor de aproximação e espelho retrovisor externo retrátil, que é acionado automaticamente quando o veículo é travado.
Para ampliar a sensação de liberdade, há opção com o Sky View, um moderno teto panorâmico de vidro, além dos faróis de xênon com regulagem automática e lavador. Para garantir ainda mais segurança, tanto na cidade, como na estrada, todas as versões são equipadas com controles de tração (ATC) e estabilidade (ASC), garantindo segurança e conforto, principalmente em estradas, serras e pisos escorregadios. Outra praticidade é o Hill Start Assist, um recurso muito funcional para o dia a dia, que não deixa o veículo se movimentar para trás ou para frente nas partidas em subidas e descidas. O ASX é equipado também com o moderno sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring Systems), que monitora a pressão dos pneus e indica no painel do carro quando é necessário fazer a calibragem.
Suzuki Vitara
Com mais de 30 anos de história e evolução, o Suzuki Vitara é um SUV moderno. Além de ser um dos mais econômicos da categoria, o Vitara possui amplo espaço interno e itens de segurança que facilitam seu dia a dia, conciliando a performance, entretenimento e muita versatilidade, seja na cidade ou fora dela. São quatro versões com dois tipos de motorização: 4Style SE e 4Sport SE com motor 1.4L turbo e sistema de tração AllGrip, e 4All SE e 4You SE com motor 1.6L. A nova versão chega renovada, com um novo visual na parte dianteira, que deixa o design muito mais harmonioso com o novo para-choque e a nova grade, que agora recebem acabamentos diferentes, dependendo da versão. As linhas do capô invadem a lateral, deixando o veículo ainda mais robusto.
A linha de cintura ascendente vai ao encontro do para-lamas, que está mais encorpado, criando uma moderna aparência. Já as linhas do teto descendentes não são por acaso e resultam em excelente performance aerodinâmica. O motor turbo de injeção direta Boosterjet 1.4 litros aprimora a condução com alto torque e equipa as versões 4Style e 4Sport. São 146 cv e 23,5 kgf.m de torque, com muita performance e tecnologia. O turbocompressor com intercooler injeta o ar pressurizado nos cilindros e permite que o motor maximize o torque na faixa de baixa rotação, obtendo toque máxima a partir de 1700 rpm. A relação peso-potência de 8,32 Kg/cv é digna de carros esportivos.
Suzuki S-Cross
Sofisticação. Um item de série que poucos carros podem se orgulhar de ter. O Suzuki S-Cross, um SUV repleto de estilo, tem personalidade própria e que traz muito conforto, praticidade e conectividade. A versão 4Style-S chega ainda mais completa e com atrativos para todos os públicos. Ela vem equipada com o novo e exclusivo teto solar elétrico Double Sliding, com abertura total ou parcial, garantindo maior amplitude no interior do veículo. Os faróis Bi-Led com DRL e nivelamento automático proporcionam uma iluminação eficaz em qualquer situação e estão integrados com o DRL, também em LED. O sistema multimídia de 9” é equipado com sistema Android e conexão Wi-Fi para utilização dos principais Apps, como Waze e Spotify. O Suzuki S-Cross é equipado com o moderno motor em alumínio 1.4L turbo, com 146cv de potência e 23,5 kgf.m de torque, que garante performance, eficiência energética e muito prazer ao dirigir.
Suzuki Jimny
Um veículo ágil, cheio de personalidade, compacto para o dia a dia na cidade e valente para o trabalho e nas aventuras 4x4. Assim é o Suzuki Jimny, que apresenta diversas novidades na linha 2020. Ao todo, são quatro versões - 4Work, 4All, 4Sport e 4Sport Desert -, todas com o DNA 4x4 de série e que fazem do veículo ideal para todos os tipos de usos, seja no campo ou na cidade. O veículo possui chassi heavy duty, motor em alumínio e suspensão independente com eixo rígido, que tornam o Jimny valente para qualquer tipo de terreno. Como um legítimo SUV, traz maior visibilidade e segurança por deixar o motorista em uma posição alta para dirigir. Estão em exposição os modelos 4Work, 4Sport e 4All, com as novidades do motor a etanol.
Aliando alta tecnologia com praticidade, o Jimny conquista clientes nas mais diversas regiões do Brasil. A seguir, você confere dois depoimentos: de Sergio Paschoal Jr, da Agrícola Paraíso, em São Sebastião do Paraíso-MG, e de Luiz Arnaldo Faria Nitsch, consultor de empresas para as usinas Trapiche e Sirinhaém (Pernambuco) e Serra Grande (Alagoas).
“Optamos pela aquisição dos veículos da Suzuki porque, além do excelente atendimento do pessoal da agência Suzuki Premium de Ribeirão Preto-SP, as características do Jimny nos surpreenderam bastante. Um veículo com carroceria sobre chassi, tração 4x4, motor com baixo consumo de combustível e três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Ele veio para substituir os veículos que estavam no apoio de nossa operação. Nota-se, ainda, que o pequeno Jimny está enfrentando muito bem nosso dia a dia, nos dando acesso a áreas que os veículos anteriores não conseguiam, pela falta de altura ou da tração 4x4.
Por se tratar de um veículo robusto, esperamos diminuir consideravelmente o risco de acidentes na área rural e, com garantia estendida, reduzir muito nosso custo de manutenção preventiva e, principalmente, corretiva.”
Sergio Paschoal Jr
Agrícola Paraíso – São Sebastião do Paraíso-MG
“Quando foi necessário, em usinas pernambucanas, substituir antigos jipes, não tivemos dúvida em recomendar os Jimny. Além do preço atrativo, a performance do ‘jipinho’ japonês era surpreendente, principalmente no "inverno nordestino", caracterizado por chuvas periódicas, gerando muita lama e erosões nas estradas internas das usinas, cujo perfil de topografia é muito hostil, com subidas e descidas íngremes. Devido a sua curta distância entre eixos, se for necessária uma manobra de retorno, ela é perfeitamente possível, o que não acontece com veículos maiores, que têm de retornar de ré, até encontrar um trecho mais largo.
Como o pessoal de campo, fiscais, coordenadores, administradores, etc, trabalham sozinhos, ou, no máximo, com um passageiro, o conforto do veículo é bem razoável, potencializado pelo seu excelente sistema de ar condicionado, imprescindível no clima nordestino. Os ângulos de entrada e saída são excelentes, superando ‘degraus’, barreiras, bastante difíceis, como toda operação ‘off-road’. Em tempos chuvosos, então, a complicação é exponencial.
Uma grande sacada da Suzuki é a caraterística de se poder acionar a tração do eixo dianteiro direcional, ao simples toque de uma tecla. Direção hidráulica e vidros elétricos, ao lado do ar condicionado, são ‘luxos’ muito elogiados pelos usuários, que não havia antes. Por fim, um motor econômico aliado a uma mecânica simples, fácil de se manter, também agrada, porque as revisões preventivas e corretivas são rápidas, permitindo o veículo voltar rapidamente ao trabalho. Já temos utilitários beirando os 300.000 km, sem nenhum problema grave em motores, transmissões e eixos.”
Luiz Arnaldo Faria Nitsch
Usinas Trapiche e Sirinhaém-PE e Usina Serra Grande-AL
ORCA
Um oceano de soluções. Orcas são animais fortes, resistentes e que inspiram respeito, as mesmas características que a ORCA Industrial visa oferecer ao mercado. Com um parque tecnológico em Barrinha-SP, é especializada em montagens mecânicas, fabricação de equipamentos/caldeiraria e locação de guindastes até 220 toneladas.
Içar, montar, fabricar e estruturar são algumas das atividades rotineiras da empresa, que preza pelo profissionalismo e compromisso com os clientes. Atenção total e garantia de serviços de alta qualidade dentro dos prazos estabelecidos são prioridades.
A caldeiraria é capacitada para a fabricação de ampla diversidade de equipamentos industriais e estruturada com ferramentas e equipamentos de última geração, que resultam em qualidade superior e custos altamente competitivos.
Além da precisão e cuidado na produção e em serviços, há a preocupação com o respeito a normas de preservação do meio ambiente e com a segurança do trabalho. As equipes são constantemente treinadas e aprimoradas em seus processos, coordenados e supervisionados de perto por especialistas, o que garante a excelência na execução.
Sicoob
O Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país, participa de 20 a 23 de agosto de 2019 da Fenasucro, maior feira mundial do setor sucroenergético, no estande do Centro de Inovações Tecnológicas CanaMix.
Atualmente, o Sicoob é um dos maiores grupos financeiros em patrimônio líquido e possui o Desenvolvimento socioeconômico sustentável como um dos pilares do cooperativismo. O sistema possui 4,4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A rede de atendimento Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.
Venha conhecer mais sobre as condições diferenciadas do Sicoob.
Sicoob, Faça Parte.
SUPERBAC
Fertilizantes inovadores melhoram resultados das lavouras
A SUPERBAC, pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e com mais de 20 anos de mercado, investe, ano a ano, no desenvolvimento de novos produtos e fertilizantes que aumentem a produtividade das safras, melhorem a fertilidade do solo e a qualidade das plantas.
A linha de produtos da SUPERBAC é fruto de um intenso trabalho de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de processos inovadores que a marca usa para obter os melhores resultados nas lavouras das mais diferentes culturas.
Para o cultivo da cana, o fertilizante da marca com melhor desempenho e o preferido pelos agricultores é o ORGANFÓS. Pelo uso da tecnologia em sua produção, o fertilizante tem seus benefícios potencializados e, por contar com uma matéria-prima de alta qualidade e microgranulada, garante uma melhor distribuição pelo solo, alavancando a produtividade das culturas perenes, temporárias e semiperenes, como é o caso da cana-de-açúcar.
O ORGANFÓS também corrige os teores de fósforo do solo e, por ter o fosfato natural reativo em sua composição, ajuda na nutrição da planta. No caso da cana-de-açúcar, também há uma melhora dos Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), o que está diretamente ligado à qualidade da cana e à sua capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool.
Com o objetivo de desenvolver produtos cada vez melhores para os produtores de cana, a SUPERBAC tem uma área de pesquisa no Instituto Agronômico – IAC e mantém lavouras comerciais no estado de São Paulo, principalmente nas regiões de Araçatuba e Ribeirão Preto, envolvendo milhares de hectares de cultivados.
“Na SUPERBAC, nosso objetivo é oferecer sempre os melhores fertilizantes para o produtor rural brasileiro. Para isso, investimos em pesquisas, inovação e no desenvolvimento de produtos sob medida para atender as mais diferentes demandas”, comenta Fabrício Drumond, vice-presidente da companhia.
Truck Machine
A empresa apresenta o sistema de monitoramento de pressão e temperatura, desenvolvido para monitorar individualmente a pressão e a temperatura dos pneus. Os sensores são acoplados nas válvulas dos pneus e enviam todas as informações via rádio frequência para o monitor fixado no interior da cabine.
Os padrões de pressão e temperatura são predefinidos de acordo com cada caminhão/máquina. Caso haja alguma avaria ou vazamento de ar, o operador é advertido imediatamente por avisos sonoros e visuais, que não cessam até a normalização das condições.
Como isso, os objetivos são:
O sistema garante os seguintes diferenciais: