Nos últimos 5 anos, o consumo de kiwis importados no Brasil cresceu 18%, atingindo US$ 43 milhões em 2018, o que equivale a 29 mil toneladas, segundo o Comtrade, banco de dados de estatística. Ano a ano, o kiwi vem sendo incorporado ao hábito de consumo do brasileiro, principalmente das classes A e B. Uma pesquisa quantitativa realizada pela empresa neozelandesa Zespri™, líder mundial na produção de kiwis, com consumidores brasileiros, revelou que a frequência média de consumo de kiwis no Brasil é semanal, sendo mais representativo nos grupos de 20 a 40 anos.
Apesar de ser distribuído em todo território nacional, São Paulo é o principal mercado para os kiwis Zespri™ respondendo por cerca de 60% do volume vendido, seguido pelas regiões Nordeste e Sul ambas com aproximadamente 20% de participação. Como o Brasil ainda não é um dos maiores mercados da marca internacionalmente, a Zespri™ aposta no crescimento já que o país está entre os 10 maiores consumidores de frutas do mundo.
Para a temporada 2020, que ocorre entre os meses de Maio e Dezembro, os kiwis Zespri™ Vita chegam ao Brasil em nova embalagem que traduz o manejo e o cuidado com a fruta desde a colheita e destaca a polpa suculenta das duas variedades de Kiwi: Green e SunGold. Segundo Eduardo Carmagnani, Gerente Geral da Zespri™ no Brasil, as perspectivas de aumento de consumo da categoria são muito positivas, haja vista a grande aceitação da variedade SunGold™ por seu sabor doce e polpa suculenta, além de ser uma fonte natural de Vitamina C que ajuda na imunidade.