Tecnologia, sustentabilidade, harmonização da produção e do meio ambiente. Essas são palavras que cada vez mais norteiam o agronegócio global. Alinhada com as demandas mundiais e o fortalecimento do desenvolvimento rural sustentável, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo tem uma boa notícia para os produtores de milho que atuam no segmento orgânico: o lançamento da variedade AL Paraguaçu, desenvolvida por sua Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). Com isso, São Paulo mais uma vez é pioneiro no agro brasileiro ao selecionar uma semente de milho certificada e exclusiva para a produção orgânica, cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina – o IBD.
Juliana Cardoso, coordenadora da CDRS, avalia o lançamento da variedade como uma vertente do compromisso da instituição com a produção sustentável. “A produção de sementes variedades atesta o nosso compromisso de transformar conhecimento e tecnologia em renda e emprego no campo. Já havíamos sido pioneiros no Brasil ao lançar uma versão da variedade AL Avaré, principal semente de milho para plantio convencional, produzida em uma pequena área orgânica.
Agora com o lançamento da Al Paraguaçu reforçamos esse pioneirismo e o nosso papel de difusores de tecnologia”, salientou a coordenadora, destacando que a extensão rural realiza um trabalho com produtores que adotam o sistema orgânico, com orientação técnica e capacitação, atuando em parceria com técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, inclusive na introdução de sistemas agroflorestais.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo