"Hortaliça não é só Salada: alimentação saudável sem desperdício” e “Hortaliça combina com leguminosas: grão-de-bico, lentilha, ervilha seca e feijão” são os títulos de duas publicações lançadas recentemente pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e elaboradas para servir de ferramentas destinadas à redução do desperdício e de promoção ao consumo de hortaliças, respectivamente.
Os livros integram as ações previstas no projeto “Quantificação e proposta de ação para a redução de perdas de hortaliças do campo à mesa no Distrito Federal e Entorno”, coordenado pela pesquisadora Milza Lana, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Em andamento, o projeto alinha atividades relacionadas às perdas pós-colheita – produção, varejo e consumo.
Inserido no contexto do site“Hortaliça não é só Salada”, o título que trata da combinação de hortaliças com grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão traz receitas dentro do formato adotado na seção “Hortaliça combina com todas as refeições”. “O livro segue a linha do site no sentido de mostrar a versatilidade das hortaliças, que podem ser usadas em diferentes formas de preparo”, aponta a pesquisadora.
A ideia, segundo ela, foi mostrar os ganhos nutricionais obtidos na combinação de hortaliças e leguminosas, grãos com alto teor de fibras e fontes de proteína vegetal. A partir dessa premissa, o livro apresenta informações sobre como os grãos são selecionados, armazenados e preparados em receitas combinadas com hortaliças.
Políticas públicas
Já a abordagem do segundo livro segue uma narrativa mais técnica, onde são enumeradas as políticas públicas que estão contempladas no programa “Hortaliça não é só Salada”. “O conteúdo tem como propósito incentivar os técnicos que tratam desse tema a utilizarem o material da Embrapa em eventos, cursos e atividades que desenvolvem em suas instituições”, acentua Lana.
Nesse sentido, ela chama a atenção para o papel do programa dentro do compromisso institucional da Embrapa em colaborar na formulação e execução de uma política pública de segurança alimentar e alimentação saudável, ao sublinhar que o “Hortaliça não é só Salada” - ao promover o consumo de hortaliças e estimular ações de redução do desperdício de alimentos – é um dos exemplos das contribuições da Empresa à prática dessas políticas.