Seja por conta de uma dieta restritiva, intolerância ou alergia, o número de pessoas que passaram a aderir uma alimentação livre de glúten nos últimos anos não para de crescer. De acordo com uma projeção da Zion Market Research, a demanda por esses produtos deve atingir a marca dos US$7,6 bilhões até 2024 em todo mundo.
De acordo com especialistas em nutrição, embora a exclusão do glúten da dieta seja recomendada para quem apresenta algum sintoma de alergia ou intolerância, muitas pessoas puderam sentir mudanças em seu organismo ao adotar esse novo hábito, como redução das inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais, melhora do sistema digestivo, diminuição da fome e da compulsão alimentar, além da perda de peso, principalmente, por reduzir o consumo de produtos ultraprocessados. Esse bem-estar também se deve ao fato de que muitos não têm ciência do problema com essa proteína e ficam sabendo ao retirarem da dieta e buscarem, cada vez mais, hábitos saudáveis como novo estilo de vida.
Presente em alimentos que levam em sua composição a farinha de trigo, a aveia e a cevada, o glúten tem sido utilizado amplamente pela indústria até mesmo em produtos que naturalmente não o teriam, com o objetivo de melhorar o sabor e a textura.
Diante dessa nova demanda, muitas marcas têm desenvolvido produtos, como pães, biscoitos, doces, cervejas, entre outros, para os que não podem ou não querem manter essa proteína em sua alimentação. Um exemplo disso é a Josapar, detentora da marca Tio João. A empresa tem duas linhas completas de misturas para pães e bolos, livres de glúten, à base de farinha de arroz e ricas em sabor e saúde.
Na linha Padaria, o Tio João oferece tanto a farinha de arroz, para o preparo de pães, bolos e empanados, quanto as misturas para pão caseiro, pão multigrãos, massa de pizza e massa brisée.
Fonte: Assessoria de Imprensa Josapar / Tio João - AtitudeCom
Fonte: Assessoria de Imprensa Josapar / Tio João - AtitudeCom