O faturamento da indústria brasileira de fertilizantes especiais foi de R$ 7,1 bilhões em 2019, apresentando um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior. O segmento de fertilizantes foliares teve uma expansão de 6%, enquanto os fertilizantes organominerais tiveram alta de 19,5% e os fertilizantes orgânicos, de 2,9%. O mercado de substratos para plantas teve em 2019 um faturamento 7% superior se comparado a 2018, tendo crescimento de 3% no volume vendido. As informações estão Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal 2020, publicação da Abisolo – Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal, que traz uma radiografia do setor e é considerado uma referência sobre o segmento no país.
De acordo com o estudo, os segmentos de produtos que apresentaram o maior crescimento têm em suas formulações, além de nutrientes, aminoácidos, extratos de algas e substâncias húmicas. A cultura da soja se manteve como maior consumidora do setor, responsável por 49,6% das vendas dos fertilizantes foliares, 30,2% dos fertilizantes organominerais para solo e 7,4% dos fertilizantes orgânicos para solo.
Entretanto, o maior crescimento percentual na adoção de fertilizantes especiais ficou com a canade-açúcar. Em 2019, esta cultura foi responsável por 12% do faturamento dos fertilizantes organominerais, 8,4% dos fertilizantes foliares e 7,4% dos fertilizantes orgânicos. Atualmente, são 441 indústrias e importadores de fertilizantes especiais em atividade, com unidades produtivas em 21 estados brasileiros, sendo que o Estado de São Paulo conta com 219 unidades.
O setor investiu na média dos últimos 5 anos, 4,4% do seu faturamento. Por fim, os estados que mais se destacam no ranking do uso de fertilizantes especiais são: São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. O estado paulista representa 25% dos fertilizantes foliares, 33% dos fertilizantes orgânicos para solo e 25% dos fertilizantes organominerais para solo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Abisolo - Mecânica de Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa Abisolo - Mecânica de Comunicação