O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove durante esta semana o módulo introdutório de capacitação de multiplicadores do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Os cursos que começaram nessa segunda-feira, 21 de novembro, terminam em 08 de dezembro e, nesta fase, serão treinados cerca de 240 profissionais. Entre eles: engenheiros agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e engenheiros florestais ligados às cooperativas, empresas públicas e privadas de Assistência Técnica, Planejamento e Extensão Rural.
O objetivo dos cursos é capacitar profissionais de nível superior em Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Após o treinamento, os especialistas deverão apresentar as tecnologias de baixa emissão de carbono diretamente aos produtores. Nesta etapa serão difundidos conhecimentos nas áreas de Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistema Plantio Direto. A programação do curso é diferenciada em cada estado participante do treinamento. Durante os dias, haverá palestras, exercícios práticos e discussão da situação de cada local.
Em alguns deles, serão realizadas atividades de campo e visitas a propriedades onde as tecnologias já são conhecidas. Parte dos instrutores são pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) especialistas nos temas.