Nos EUA, a gripe aviária volta a preocupar o mercado. As aves selvagens migratórias são o principal fator de transmissão e o período mais intenso de circulação, que é o outono, está apenas começando. Autoridades americanas informaram que foi localizado, no dia 7 de setembro, um foco da doença em uma granja avícola de Ohio, na região centro-oeste americana. O caso aconteceu no Condado de Defiance e 3 milhões de frangos foram abatidos, de acordo com o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA).
Fazia vários meses que não era registrado nenhuma ocorrência da doença, que levou ao abate de 43 milhões de frangos e perus até o momento nos EUA. Há registros de casos também em Indiana, Minnesota, Dakota do Norte e Wisconsin. Outros surtos também foram registrados em estados ocidentais americanos.
Esse surto de gripe aviária foi o responsável pela elevação do preço dos ovos e da carne. A princípio tinha sido dissipado em julho, mas já havia alertas das autoridades para uma possível reincidência de casos ainda em 2022.