Muitos consumidores têm associado o consumo de alimentos de origem animal, principalmente das carnes, à contaminação do Covid-19. Essa preocupação é procedente? Independente dos produtos de origem animal, o Covid-19 pode ser transmitido por alimentos?
Essas e outras questões foram respondidas pela professora Aline Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A docente participou da gravação do podcast Estação Esalq, produzido pela Divisão de Comunicação da unidade da USP em Piracicaba.
Segundo a docente, os animais de produção são fontes de transmissão do coronavirus desde que esses estejam contaminados, mas o cozimento em casa garante a segurança do consumidor. “O coronavirus necessita de outro ser vivo para expressar sua carga genética e poder se multiplicar. No caso dos alimentos, não há possibilidade dele se multiplicar nos produtos já disponíveis nas gôndolas dos supermercados. É importante, no entanto, que os produtos de origem animal não sejam consumidos crus ou mal passados. Eles devem ser cozidos a uma temperatura mínima de 71oC”.