Digite o que procura
09/08/2022
O cultivo do gergelim no Brasil, uma das leguminosas mais antigas usada na alimentação humana, evolui. A área plantada de gergelim no país saltou de 53 mil hectares na safra 2019 para 175 mil hectares em 2020, segundo os últimos dados da Embrapa. No mesmo período, a produção passou de 41,3 mil toneladas para 95,8 mil toneladas.
No lastro deste crescimento, a Sésamo Real, pioneira na produção de derivados de gergelim, investe no plantio de sementes orgânicas e beneficia dezenas de famílias no campo, suprindo de maneira participativa as demandas por consumo do gergelim e seus derivados e assim, lançou o primeiro tanine orgânico do país.
Parceria com produtores rurais possibilita plantio de orgânicos
A parceria com os produtores rurais tornou a produção familiar do gergelim no campo economicamente viável e sustentável, a partir da participação da Sésamo Real com o fomento ao plantio na sua forma natural e orgânica, como também com o acompanhamento da qualidade do grão, desde o cultivo até o beneficiamento de produtos ao consumidor final.
E para atender à demanda das indústrias parceiras, panificadoras, mercado fast food, como também o varejo, a Sésamo Real processa atualmente em torno de 2,5 mil toneladas de produtos, com o diferencial da linha orgânica. Em uma década, mais que dobrou a sua produção, e neste cômputo, cerca de 70% do volume do faturamento da empresa é proveniente de vendas efetuadas para indústrias de pães, biscoitos e produtos de panificação. Cerca de 30% do seu faturamento advém dos produtos de varejo, tais como, óleos, pastas - tahine -, e dos grãos tostados.
Crescimento de consumidores veganos e vegetarianos impulsiona produção de gergelim
Uma pesquisa do Good Food Institute Brasil feita pelo IBOPE, revelou que cerca de 47% dos brasileiros reduziram o consumo de carne, onde 3% desse total são veganos. A entidade estima que há cerca de 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos. Para acompanhar o crescimento também deste mercado que compõe o portfólio de consumidores, a Sésamo Real prevê produzir em 2022 aproximadamente de 2,5 mil toneladas de gergelim beneficiado em mais de 20 itens do seu portfólio, onde ser destaca a linha de tahine orgânico.
A pesquisa no campo com o gergelim
Atualmente, o IAC, a Embrapa, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e parceiros, conduzem diferentes pesquisas com vistas ao melhoramento de técnicas de cultivo. O mercado externo é o maior destino da produção de grãos, e segundo a Sésamo Real, esse número deverá alcançar em torno de 82 mil toneladas em 2022. Os últimos números demonstram que as exportações brasileiras da oleaginosa somaram US$ 3,7 milhões em 2018 e US$ 25,4 milhões em 2019, o que significou um acréscimo de 596%. O gergelim, bastante plantado nos estados de Mato Grosso e Goiás, tem grande parte da sua produção destinada à região Centro-Sul, mas também às demais regiões consumidoras do país. Sésamos Real
O que são produtos orgânicos?
A produção orgânica é regulamentada por lei. Assim, produto orgânico é aquele produzido em conformidade com a lei dos orgânicos. O Ministério da Agricultura emite um selo, atestando que ele foi produzido dentro dos conformes. Portanto, só é orgânico aquele produto que possui o selo.
Como é produzido?
A partir de técnicas e práticas comprovadas. Não existe uma técnica isolada. São várias técnicas orgânicas de produção que trabalham juntas, em harmonia, formando um organismo. O termo orgânico vem de organismo. O sistema orgânico é diferente do sistema convencional, pois prioriza a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A produção de orgânicos é uma tarefa para profissionais, com conhecimento técnico, experiência e motivação empreendedora.
Fonte: MC Comunicação