A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), um trabalho de apoio ao escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros, incentivando a utilização de produtos da época.
Um desses alimentos é o inhame, um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio. Destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.
Conheça agora outros alimentos que estão na época em outubro.
Tubérculos:
- Batata: A batata é rica em carboidratos, por isso é uma boa fonte de energia. Em sua composição, a batata apresenta vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como por exemplo, as vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção do sistema nervoso central e o potássio, mineral que auxilia o controle da pressão arterial. Naturalmente, a batata é pobre em gordura, portanto, evite fritá-la, opte por preparo mais saudáveis e desfrute dos benefícios desse alimento.
Verduras
- Agrião: Tem pouca caloria, com sabor levemente picante, rico em antioxidantes, bioflavonoides e vitaminas A e C, além de fibras. Para melhor aproveitamento de seus nutrientes, a melhor forma de consumo é cru, em saladas ou sucos, mas pode ser utilizado em sopas e caldos.
- Alface: Ajuda a diminuir o colesterol ruim, por conter niacina, mais conhecida como vitamina B3, ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim", o LDL e, contribui para o aumento do colesterol saudável, o HDL. Assim, a alface se torna um aliado da saúde cardiovascular. Pode ser adicionada em salada, sucos e sanduíches.
- Almeirão: Da mesma família da alface e chicória, o almeirão tem sabor amargo. Presentes na folha, estão a vitamina A, que é responsável pela saúde da pele e visão, a vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico além de minerais como fósforo e ferro, que auxilia no bom funcionamento do organismo.
- Espinafre: Com alto teor nutritivo, o espinafre possui vitaminas e minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e vitaminas A, C, E, K e B6. Contém luteína, uma substancia presente no espinafre é aliada contra doenças oculares como degeneração macular e catarata.
- Rúcula: A rúcula é um vegetal muito apreciado por ter um sabor forte e picante. É rica em vitaminas A e C, que auxiliam na saúde dos olhos e na imunidade, respectivamente. Minerais como ferro, cálcio e fósforo também estão presentes na folha. As fibras que a folha contém, ajudam no bom funcionamento intestinal.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo