Gerson Carneiro Leão, Presidente do Sindicape (Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco)
Alexandre Andrade Lima, Presidente da AFCP (Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco)
A Cidade do Recife sempre sofreu com o fenômeno das cheias, até que em 1975, a “grande cheia” dos Rios Capibaribe, Beberibe e afluentes, inundou 70% da cidade. O Presidente na época, Ernesto Geisel, veio visitar as áreas atingidas, ocasião em que perguntou aos técnicos qual seria a solução para evitar outras catástrofes. Os técnicos entregaram ao Presidente Geisel um projeto de contenção com a construção de três grandes barragens no Rio Capibaribe e afluentes. Com essa providência, livrou-se de uma vez por todas, o Recife destas enchentes graças à capacidade dos técnicos pernambucanos.
Em 2010 os Rios Sirinhaém, Ipojuca e Una quase acabaram com as cidades de Barra de Guabiraba, Cortês, Palmares, Água Preta, Barreiros e Primavera.
O Ex-Presidente Lula sobrevoou a região e os técnicos do governo entregaram-no projetos idênticos aos que foram feitos para acabar com as cheias do Recife. Projetos esses que vão resolver definitivamente o problema das cheias nestas cidades. Foi autorizado pelo Ex-Presidente Lula a liberação dos recursos necessários para construção das barragens nos referidos rios.Vale salientar que, na época, o então Ministro Fernando Bezerra Coelho era Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco. Hoje, Ministro da Integração Nacional, está sendo criticado, injustamente, pela mídia do Sul do País, que não conhece sua história de homem público competente e honesto em toda sua trajetória política em nosso Estado.
Quem lhe conhece sabe que o Ministro Fernando Bezerra Coelho, que acompanhou de perto o sofrimento de famílias de nordestinos nestes municípios afetados em 2010, tem planos e é capaz de ajudar nossos irmãos do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e, ao invés de levar projeto político, vai levar a solução definitiva como praticou aqui em Pernambuco.