O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, participou na última quinta-feira (26) da 9º edição do AGRIMARK Brasil. Foi a primeira visita oficial do dirigente à Capital do Rio Grande do Sul desde que assumiu o cargo. Lopes recebeu uma placa do Instituto de Marketing em Agribusiness (I-UMA), promotor do evento, em comemoração ao 40º aniversário da Embrapa e em reconhecimento ao legado que a empresa deixou para o setor produtivo nacional durante este período. “Na época da criação da Embrapa, em 1973, o Brasil era um país dependente de importações de alimentos. Hoje é um dos maiores produtores do mundo e o 2º maior exportador no setor. Foi uma verdadeira revolução”, assinala o presidente do I-UMA, José Américo da Silva. Maurício Antônio Lopes fará ainda a conferência de encerramento do evento, na qual vai expor os desafios para os próximos anos da Embrapa. O presidente vem defendendo um posicionamento de complementaridade da empresa pública com as instituições privadas do agronegócio, superando as limitações do mercado, que na sua opinião, muitas vezes não é capaz de qualificar com exatidão as necessidades sociais. Pauta inclui debate sobre o futuro do agronegócio Além de resgatar a trajetória da Embrapa, o 9º AGRIMARK Brasil ofereceu ao público um panorama das tecnologias mais inovadoras que estão atualmente em desenvolvimento na estatal. Serão três eixos temáticos de conferências: Química verde, biorrefinarias e novos usos para os produtos naturais; Geotecnologias: monitoramento espacial e inteligência na agricultura e Automação, agricultura de precisão e nanotecnologia na agricultura. “A vocação do AGRIMARK Brasil é apontar os rumos do agronegócio brasileiro. Portanto, mostrar quais são as apostas científicas do futuro é uma grande cobntribuição para o setor produtivo brasileiro. Estamos difundindo conhecimento”, observa Silva.