A produção paulista de grãos deve aproximar-se dos 9,5 milhões de toneladas, indicando aumento de 2,7% em relação à safra passada, com área cultivada de 2,4 milhões de hectares. É o que indica o Boletim do 8º Levantamento da Safra de Grãos, publicado nesta quarta-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O panorama completo, em São Paulo e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab e os comentários dos técnicos responsáveis podem ser assistidos pelo canal da Conab no YouTube.
Soja – Um dos principais grãos do estado, a soja já está totalmente colhida, tendo apresentado desempenho satisfatório, apesar da estiagem enfrentada no final de 2020. A produção está estimada em 4,3 milhões de toneladas. Em algumas localidades, a produtividade alcançou até 4.200 kg/ha, mas a média estadual foi de 3.700 kg/ha. Um aspecto peculiar da lavoura 2020/2021 é a adesão de pequenos produtores ao produto, especialmente em razão dos benefícios financeiros (boa margem de lucro), menor risco climático em relação a outras culturas e boa liquidez na negociação.
Milho – A regularidade das chuvas no fim do ano passado proporcionou às lavouras de milho primeira safra um desenvolvimento mais favorável, garantindo uma produtividade média considerada razoável. Já as lavouras de segunda safra sofrem com a falta de chuvas e isso pode impactar no rendimento médio da cultura ao fim do ciclo. De maneira geral, a estimativa atual para a produção total de milho no estado é de quase 4,1 milhões de toneladas.
Amendoim – Aproximadamente 80% das lavouras de amendoim em São Paulo são plantadas nos intervalos de renovação da cana-de-açúcar. Apesar de um pequeno atraso no seu plantio em razão das poucas chuvas do final de 2020, a colheita já atingiu em torno de 70% da safra. A produção total está estimada em 562,3 mil toneladas. O segmento deve apresentar produtividade em torno de 150 sacas ou 3.668 kg/ha, representando ligeiro aumento quando comparada ao ciclo anterior.