Digite o que procura
16/12/2011
O fim de 2011 se aproxima e junto a ele, o término de mais uma safra. Assim como a maioria das usinas, o DU recolhe seu maquinário e espera por um ano melhor, sem grandes surpresas. Se neste que passamos a geada surpreendeu, os canaviais se mostraram frágeis e os investimentos se ausentaram, a expectativa aliada à esperança faz com que 2012 seja diferente.No período de 19 de dezembro a 8 de janeiro, o site Direto da Usina estará de férias, recarregando as baterias para trazer a você, leitor, tudo sobre o setor sucroenergético em 2012. Com um novo layout desde 21 de novembro, o site mantém sua linha e busca diariamente novidades e informações para um público segmentado, diferenciado e cada vez mais exigente. E é assim, desejando um “Feliz 2012”, repleto de saúde a alegria, que nos despedimos de mais um ano.
Confira algumas mensagens deixadas por personalidades do setor sucroenergético.
NEGOCIAR UM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO
“Depois de uma safra complicada por causa dessa quebra e dos problemas acumulados desde 2008, a safra do próximo ano deve ser um pouco melhor que essa, mas ainda deve ser uma safra complicada porque basicamente ainda estamos falando do mesmo canavial envelhecido, com pouca renovação. A próxima safra deve ser melhor, mas não com os níveis de produtividade que tínhamos alcançado. Essa recuperação vai levar mais do que um ano-safra e está prevista para 2015. O principal desafio do setor é negociar com o governo esse novo ciclo de crescimento. A grande questão hoje é viabilizar o etanol hidratado, sem alterar o preço da gasolina, porque o governo não quer mexer no preço da gasolina e quais são as condições de políticas públicas para isso. A principal delas talvez seja uma redução dos impostos cobrados sobre o etanol.” Marcos Jank, presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica)
DIÁLOGO COM ANP, ALÍQUOTA ÚNICA E SEGURANÇA JURÍDICA
“Esperamos para o próximo ano o fortalecimento e a ampliação do diálogo à Agência Nacional de Petróleo, reguladora atual do setor, e também junto ao governo federal para conquistarmos uma maior desoneração do etanol, de fundamental importância para ampliarmos a oferta do combustível renovável, com melhor competitividade frente à gasolina. Há necessidade de lutarmos por uma alíquota única para o etanol no país, além de segurança jurídica para a retomada dos investimentos no setor. Os desafios são muitos, mas tenho certeza que unidos conseguiremos manter as conquistas e ampliá-las, tornando o Brasil um dos maiores players na produção mundial de etanol e também da bioeletricidade do bagaço de cana, a exemplo do açúcar. Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, parceiros e amigos”.Luiz Custódio Cotta Martins, coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético e presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig)
PROGRESSO PESSOAL, ORGANIZACIONAL E SETORIAL
“A União dos Produtores de Bioenergia (Udop) deseja que em 2012 tenhamos serenidade, sabedoria e muita disposição para enfrentarmos todos os desafios e transformá-los em oportunidades de amadurecimento, crescimento e aprendizado. Que nossos esforços, em conjunto, possam frutificar numa extraordinária força que nos guiará para o progresso ainda maior: pessoal, organizacional e setorial. Feliz 2012 !”Celso Torquato Junqueira Franco, Presidente da Udop (União dos Produtores de Bioenergia)
2012 DE CANAS SAUDÁVEIS E FÁBRICAS REPLETAS DE PRODUTOS
“Entre a notícia de que o mundo acabaria dia 11/11/2011 e a crise anunciada vinda dos países da Europa, há uma longa distância. Uma já provamos que não passou de bobagem e a outra ainda não provou que é uma verdade efetiva para nós, os tupiniquins do lado de cá. Pelo menos ainda não. O final de cada ano nos leva a reflexões e nos faz sonhar com um novo ano repleto de muita coisa boa... Sendo assim, desejo que 2012 prove que essa crise também não passou de bobagem e que nossos canaviais estejam cheios de canas saudáveis e nossa fábricas, repletas de açúcar, álcool e energia para dar e vender... Se bem que eu acho que quero que nosso setor mais venda do que dê..... rs... Feliz 2012!!! Que DEUS nos abençoe!!!” Marco Baldan, diretor da PC&Baldan e da Revista Canamix
UNIÃO E PROSPERIDADE
“Enfim, no fim!!! 2011 foi para muitos de nós um ano de muito trabalho, correria e muitos dias longe de casa. Após avaliar este ano, o que mais quero é bem simples: estar ao lado das pessoas que mais amo, minha esposa, meus filhos, familiares e amigos, pois a vida passa tão depressa e quando percebemos só nos resta a desculpa de que “a nossa ausência foi por amá-los tanto”, que incoerência não!? Portanto, desejo a todos um fim de ano de muita união e prosperidade. E que em 2012 nossa parceria continue sendo um Grande Sucesso.PS: E ao comemorar, tome muito cuidado ao misturar nossos produtos em um só copo: Etanol, Açúcar e Energia com gelo e limão...rs” Plínio César, diretor da PC&Baldan e da Revista Canamix
Fonte: Da Redação
Fonte: Da Redação