O Nelore JMAJ se prepara para a promoção do 2° Leilão Nelore JMAJ & Convidados, que acontece de forma virtual, no dia 26 de março, a partir das 14 horas (horário de Brasília). Ao todo, 30 reprodutores Nelore PO e PC, e 15 novilhas Nelore PO serão ofertados durante o evento. Todos os animais possuem Registro Genealógico Definitivo – documento emitido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) aos bovinos puros.
José Maria de Albuquerque Júnior, proprietário do Nelore JMAJ, destaca a qualidade do gado que será ofertado, já que todos os animais passaram pelo crivo rigoroso de seleção do criatório. “A genética em oferta é a melhor do JMAJ. Todos os bovinos são frutos de trabalho em conjunto aos principais programas de melhoramento genético do país, como o Geneplus, o PMGZ e o Programa Nelore Brasil”.
O Geneplus é um programa de melhoramento genético da Embrapa; o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) é uma idealização da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); já o Programa Nelore Brasil é da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). O JMAJ também faz parte da Associação Confraria da Carcaça Nelore (ACCN), que busca valorizar as tecnologias empregadas na pecuária, como a ultrassonografia de carcaça.
Da Fazenda Timbós, localizada em Formosa do Rio Preto (BA), o Nelore JMAJ desempenha seu trabalho com o Nelore apoiado no contínuo melhoramento genético de bovinos da raça. Para isso, o criatório tem bem definido seus objetivos com o gado da raça mais famosa do país: produzir animais com padrão racial, com desempenho altamente produtivo e precocidade. Além dessas características, o criatório valoriza animais férteis, rústicos, com bom temperamento e fêmeas com destaque para habilidade materna.
O 2° Leilão Nelore JMAJ & Convidados possui assessoria de E-rural, Delsique Borges (Marca Rural) e Matheus M. Zacarias (Selection Beef). O evento será transmitido pelo Lance Rural e retransmitido por suas leiloeiras oficiais: Central Leilões, Agreste Leilões, além da E-rural. Nessa edição, o leilão possui a chancela da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).