Digite o que procura
27/06/2022
“Incêndios florestais e na área rural: a responsabilidade é de todos!”. Esta é a visão central da ação educativa lançada nesta semana, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que soma esforços com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, na Operação Corta Fogo, ação do Governo do Estado de São Paulo.
Com o nome “Prevenção a Incêndio na Propriedade Rural”, a Secretaria de Agricultura desenvolveu uma série de podcasts (audioboletins) voltados aos produtores rurais, com a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população do campo quanto aos impactos dos incêndios para o meio ambiente, o setor produtivo e a economia do Estado, bem como as responsabilidades de cada ator neste contexto.
O segundo capítulo do podcast, lançado na última quarta-feira, 22 de junho, conta com a participação de Celso Oliveira, agroclimatologista da Climatempo, que explica o papel do monitoramento das condições climáticas na prevenção e no combate aos incêndios florestais e fala sobre o que podemos esperar para o clima nos próximos meses
“Como parte desta Campanha, que engloba diversos materiais didáticos, a Secretaria de Agricultura lança esta série de podcasts, com um episódio semanal de temas diversos como a Importância do monitoramento das condições climáticas na prevenção e no combate a incêndios florestais. O objetivo é divulgar informações relevantes sobre este fato tão preocupante que é o aumento dos incêndios, principalmente neste período de seca do inverno”, explica Carolina Matos, especialista ambiental da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), responsável pela Campanha na SAA.
A especialista reforça que socializar o conhecimento sobre o que são os incêndios, como se propagam, bem como sobre métodos e ações de prevenção e combate, e a atuação de entidades como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, é fundamental para aumentar o engajamento do público rural no controle a essas ocorrências.
“É preciso frisar que os incêndios florestais são ocorrências que afetam as áreas de matas nativas com imenso prejuízo para o meio ambiente, mas também para as produtivas. Eles são responsáveis por perdas significativas para os produtores e todo o segmento agro, com impactos de curto, médio e longo prazos, comprometendo a capacidade produtiva do solo e as economias local e regional, que impactam todo o âmbito paulista. Por isso, é essencial o engajamento de todos”, avalia Carolina.
Os episódios dos podcasts serão liberados semanalmente nas redes sociais e no Spotify da Secretaria de Agricultura, com incentivo ao compartilhamento para grupos de associações e cooperativas rurais, para que os produtores sejam instruídos sobre o que fazer antes, durante e após ocorrências de incêndios florestais.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo