No dia 3 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Abelha, considerada a mais importante e eficiente polinizadora. Estima-se que 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens dependam, em algum grau, da polinização. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve diversas ações de preservação, apoio e incentivo às espécies.
Hoje, se conhecem, em todo o mundo mais de 20 mil espécies, porém apenas cerca de 2% produzem mel. Entre essa porcentagem, as do gênero Apis são as mais conhecidas e difundidas. São as abelhas dotadas de ferrão que, no Brasil, resultam do cruzamento entre as abelhas europeias introduzidas na época da colonização e uma espécie africana, introduzida na década de 1950. Por este motivo, são denominadas “africanizadas”.
Mais de 20 mil espécies abelhas – pertencentes a várias famílias da ordem Hymenoptera – já foram descritas e um número indefinido ainda permanece desconhecido. Entre as abelhas nativas sem ferrão, o Brasil detém 75% das espécies, sendo um valioso patrimônio da nossa rica biodiversidade.
A maior parte do mel produzido no Brasil é silvestre, retirado de floradas nativas. No Estado de São Paulo, boa parte do mel é produzido com base nas laranjeiras e nos eucaliptos. Em Santa Catarina, o mel é retirado das macieiras.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo