Apesar do estresse hídrico sofrido pelas lavouras paulistas de soja no início do ciclo (outubro e novembro de 2020), a regularidade nas chuvas, a partir de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, melhorou sensivelmente o cenário e esta temporada aponta para recordes estaduais em área plantada, produtividade e produção da oleaginosa.
É o que apresenta o Boletim do 9º Levantamento da Safra de Grãos, publicado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O panorama completo da produção de soja e outras culturas, em São Paulo e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab, e os comentários dos técnicos responsáveis podem ser conferidos no canal da Companhia no YouTube.
A produção estadual de soja deve ficar em cerca de 4,3 milhões de toneladas – um aumento de 8,5% em relação à safra anterior. A área plantada foi de 1,16 milhão de hectares – aumento de 4,7% em relação à safra passada.
Região Sudeste – A região apresentou recordes históricos de área, produtividade e produção de soja nesta temporada, alcançando um volume total de 11,3 milhões de toneladas, resultado principalmente do clima estável que não interferiu no desempenho das lavouras em São Paulo e Minas Gerais.