Tecnologias atuais e dificuldade de extrair dados são os principais desafios do futuro para fabricantes brasileiros de produtos agrícolas, indica pesquisa da Salesforce
Salesforce, líder global em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), divulgou seu relatório Trends in Manufacturing, que mostra os efeitos de longo alcance que a pandemia global causou no setor industrial. A análise de dados recentes da Salesforce destaca de que maneira as empresas tiveram que adotar novas estratégias e modelos, as lacunas para alcançar a transformação e como o uso de novas tecnologias as ajudou na preparação para competir em reação à incerteza contínua.
A Salesforce Research entrevistou cerca de 750 líderes globais em manufatura na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa, incluindo representantes brasileiros da indústria de produtos agrícolas. Especificamente, os dois grupos pesquisados eram fabricantes preparados para o futuro - aqueles que achavam que seus sistemas e sua tecnologia poderiam lidar com a década seguinte; e fabricantes despreparados - aqueles que não achavam que seus sistemas poderiam lidar com os próximos dez anos.
Entre os respondentes brasileiros do setor de produtos agrícolas, foi unanimidade (100%) que suas tecnologias atuais são um dos maiores desafios para projetar vendas e programar produção no futuro. Em conjunto com a dificuldade em extrair dados (86%), fica claro que esses fabricantes precisam considerar o processo de transformação digital para continuarem a extrair o máximo de valor de seus negócios.
A transformação que a pandemia trouxe para o setor de agricultura fez com que esses fabricantes procurassem novas formas de fazer negócio. 100% dos respondentes disseram que o desenvolvimento de novos produtos e soluções de aftermarket são prioridades críticas ou altas para os próximos 24 meses, seguidos de melhora de eficiência nos processos, renegociação de parcerias, planejamento de demandas e melhorias de ERP - opções apontadas por 86% dos líderes.
Já nos impactos do COVID-19 nos negócios, 72% deles afirmaram que suas capacidades de produção foram afetadas. Outros efeitos de destaque observados pelos líderes de negócios foram na capacidade de atendimento ao cliente (86%) e necessidade de melhor marketing e comunicação com consumidores (91%), com 86% dos respondentes acreditando que este último ponto deve ser uma mudança permanente.
Fonte: Assessoria de Imprensa Salesforce - JeffreyGroup Brazil
Fonte: Assessoria de Imprensa Salesforce - JeffreyGroup Brazil