A área total do mercado de tomate de mesa no estado de São Paulo corresponde a aproximadamente 3.500 ha. Desse valor, 2.100 ha são de tomate salada (ou redondo), 1.030 ha, de tomate italiano, e 370 ha, de tomate Santa Cruz. E é neste segmento de tomate salada que o Compack se destaca, com elevado potencial produtivo e qualidade de frutos.
O Compack possui internódios curtos e pegamento sequencial de frutos. Uma grande vantagem é a classificação extremamente uniforme, no padrão mais exigido pelo mercado, da base ao ponteiro. É um tomate com excelente firmeza, paredes grossas e pós-colheita, que possui resistência a fungos de solo, viroses e nematoides. “O produto é uma excelente opção para o produtor que busca produtividade com qualidade”, afirma Geovanni Moschetta, gerente comercial de HF Casa Bugre | Agrivalle.
O produtor Lauro Andrade está há 40 anos no mercado produzindo tomates em suas propriedades rurais localizadas em Sumaré-SP e no Alto Paranaíba-MG. Segundo ele, o Compack permite que o agricultor colha do começo ao fim, com um calibre ideal, se destacando na produtividade, tamanho, cor e sabor dos frutos. Além disso, Andrade reforça que a Casa Bugre | Agrivalle são empresas que atendem suas necessidades e trazem soluções em forma de produtos e serviços completos para as lavouras.
Outro produtor que também cultiva tomate Compack na região de Campinas-SP e reconhece o potencial e o diferencial do produto é Gerson Stein, que trabalha há 21 anos no mercado. Para ele, além do padrão de qualidade, o fruto ainda trouxe uma remuneração financeira melhor. Stein enfatiza a excelente parceria com as empresas que estão sempre lado a lado do agricultor, trazendo inovações tecnológicas e sustentáveis para o campo.