Com o objetivo de promover uma renovação tecnológica em sua Infraestrutura de T.I e em alinhamento com sua constante procura por evolução tecnológica, a Usina Coruripe – uma das principais produtoras brasileiras de açúcar, etanol e energia, acaba de realizar a migração de todo o seu Data Center tradicional para Cloud. O projeto foi conduzido pelaSky.One, startup de tecnologia especializada no desenvolvimento de plataformas que facilitam o uso da nuvem, e a mudança proporcionou garantia de alta disponibilidade, aumento de performance, segurança e escalabilidade nos processos da usina.
O Gerente de TI da Usina Coruripe, Helder Morais, enfatiza que a empresa busca investir constantemente em novas tecnologias com o objetivo de gerar maior flexibilidade e agilidade aos negócios. Segundo Morais, a decisão de migrar foi necessária, já que o modelo de contrato tradicional anterior não oferecia características que possibilitassem configurações mais flexíveis e tampouco elasticidade para crescer e diminuir a infraestrutura conforme a necessidade do negócio. “A migração para o Azure foi uma decisão estratégica e, neste mesmo contexto, encontramos na Sky.One o nível de maturidade, a expertise e a experiência exigidos para confiarmos todo o projeto e a sustentação de nossa infraestrutura “, esclarece.
O CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, afirma que o projeto permitiu além do refresh tecnológico, o aumento de performance. “Nosso serviço Guru.Sky utiliza metodologias consagradas que envolvem o planejamento, o plano de ação, a migração e a sustentação do ambiente. Mesmo com um ambiente complexo como da Usina Coruripe, o projeto foi entregue em cinco meses. Nossa sustentação envolve gestão de SO, backup, monitoramento, network, segurança, suporte, gestão de mudança, DBA, SAP Basis e suporte ao Citrix. Este conjunto de serviços permite uma análise proativa dos indicadores de serviços, melhores práticas, efetividade de uso e ainda uma revisão da arquitetura e eficiência na gestão de custos“, detalha o executivo.
A escolha do Azure como foi conduzida dentro das diretrizes de serviços Multicloud que a Sky.One tem como princípio, onde acredita que as empresas devem consumir nuvens de acordo com a maturidade das suas aplicações, suas características, conformidades e custos que melhor se encaixam às suas necessidades.