Digite o que procura
23/02/2021
Conforme Edital (disponível aqui), publicado no último dia 09, as propostas para aquisição da Usina São Fernando precisam ser protocoladas no cartório de Dourados-MS até sexta-feira (26/02/2021).
As mesmas deverão ser enviadas pelo correio, por escrito e em envelope lacrado, via SEDEX, ou apresentadas diretamente ao Cartório da 5ª Vara Cível da Comarca de Dourados/MS (Avenida Presidente Vargas, nº 210, Jardim América, Dourados-MS, CEP 79.807-030) até 26 de fevereiro de 2021, próxima sexta-feira.
Caso a proposta seja encaminhada pelo correio, via SEDEX, para os fins de cumprimento de prazo, será considerada a data da postagem. Caso a proposta encaminhada pelo correio, via SEDEX, não seja recebida pelo Cartório até a hora marcada para abertura das propostas, a mesma será desconsiderada.
A proposta obrigatoriamente deverá conter: o Valor Presente Líquido (VPL), utilizando a TLP (taxa de longo prazo) do BNDES como índice de desconto para cálculo; a quantidade de parcelas; eventual prazo de carência; discriminação das garantias; demonstração de capacidade financeira; e, demonstração do know how para gerir tal ramo de atividade. As propostas para pagamento à vista dispensam as exigências anteriores.
Não serão aceitas propostas com VPL inferior ao valor mínimo de mercado: de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais).
A Usina São Fernando possui a capacidade instalada para moagem de 4,5 milhões de tonelada de cana-de-açúcar por safra; e capacidade de produção de 330 mil toneladas de açúcar e 150 mil m³ de etanol anidro.
A usina foi inaugurada em 2009, na época um dos maiores projetos de produção de açúcar e etanol do país. Em 2013 a empresa entrou em recuperação judicial. E quatro anos mais tarde teve sua falência decretada.
A Massa Falida da Usina São Fernando é um dos poucos sistemas de falência em continuidade. A administração da Vinicius Coutinho Consultoria e Perícia moeu 1 milhão de toneladas no ano passado e planeja moer 600 mil toneladas nesta safra.
As equipes da DATAGRO e AGRIPLANNING estão disponíveis, em tempo integral, para eventuais dúvidas e esclarecimentos técnicos.
PARCERIA TÉCNICA
Em 2016, as empresas DATAGRO e AGRIPLANNING firmaram acordo de parceria técnica para atuar na comercialização de ativos rurais (fazendas) e ativos estressados (distressed assets), combinando experiências nos setores agropecuários.
A parceria é responsável pela comercialização de mais de R$ 820 milhões em ativos rurais, nos quais destacam-se três unidades industriais de cana-de-açúcar e mais de 185 mil hectares de terra em diversos estados.
Um dos objetivos do professor Sérgio, assim como o de todos os pesquisadores que trabalham com o desenvolvimento de diferentes tipos de bioplásticos, é proporcionar novas alternativas ao plástico comum, de origem do petróleo, que pode levar até 100 anos para se degradar e causar graves impactos ao meio ambiente, como a contaminação de rios e intoxicações ou mortes de animais que corriqueiramente ingerem produtos descartados de forma incorreta, como é o caso das tartarugas marinhas e baleias. Diversas cidades brasileiras, inclusive, têm proibido o uso ou distribuição de plásticos descartáveis, como talheres, copos, pratos, marmitex, canudos de sucos, entre outros. Os bioplásticos feitos com a zeína poderão se decompor em cerca de três meses.
O trabalho desenvolvido pelo pesquisador da USP foi uma consultoria para a startup GreenB Biological Solutions, que é a responsável pela montagem da fábrica piloto em Criciúma. O projeto conta com financiamento do Programa Centelha-SC, oferecido em parceria pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Fonte: DATAGRO