A VLI, empresa de logística que opera terminais, ferrovias e portos, anuncia a implementação de uma nova estrutura de carregamento que permitirá que os insumos fertilizantes importados via TIPLAM (porto na Baixada Santista) sejam movimentados integralmente por um modal ferroviário até o Terminal de Transbordo do TFER, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento para viabilizar a operação é de R$ 107 milhões. Inicialmente, a capacidade instalada neste sistema comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano.
A partir de agora, os insumos fertilizantes serão carregados no TIPLAM por intermédio de uma nova tulha de carregamento e então percorrerão aproximadamente 1 mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste), otimizando a operação logística e proporcionando ganhos em eficiência e ambientais, uma vez que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo.
O projeto, idealizado em parceria com o TFER, prevê ainda a implementação de um novo terminal no Distrito Industrial da Uberaba (MG). A previsão de ativação do terminal é o quarto trimestre deste ano. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari (MG). O terminal TFER em Uberaba terá como objetivo primário realizar o transbordo ferroviário e armazenagem do fertilizante para atendimento dos mercados mineiro e goiano.
“Com a introdução deste novo sistema logístico, a VLI reforça o seu compromisso em atender o setor produtivo nacional com a singularidade que cada fluxo necessita. Além disso, contribui para o fomento à industrialização no Triângulo Mineiro e comprova sua capacidade em corresponder à crescente demanda do agronegócio brasileiro”, afirma Alexandre Biller, gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI.
Preparado para atender à crescente demanda do agronegócio localizado na região do Triângulo Mineiro, o TFER realizará o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba (DI3) e região. Este projeto nasce com estrutura de ponta gerando eficiência, capacidade e qualidade para as empresas do setor, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico da região através do modal ferroviário.
Fonte: Assessoria de Imprensa VLI - Máquina Cohn & Wolfe